O Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou nesta segunda-feira prejuízo líquido de 565 milhões de reais no quarto trimestre, contra lucro de 426 milhões de reais um ano antes, afetado por custos decorrentes do fechamento de lojas físicas.
A empresa, controlada pelo grupo francês Carrefour, apurou no último trimestre de 2023 vendas líquidas de 28,1 bilhões de reais, leve recuo de 0,3% na comparação com o mesmo período em 2022.
Os resultados do quarto trimestre foram afetados em grande parte por despesas e uma baixa contábil envolvendo o fechamento de mais de 100 lojas entre dezembro e o início deste ano, já que a administração avaliou que a performance dos pontos estava abaixo das expectativas.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da empresa somou 1,88 bilhão de reais no trimestre, 5% abaixo de um ano antes, enquanto a margem de Ebitda ajustada caiu 0,3 ponto percentual, para 6,7%.
Analistas consultados pela LSEG esperavam um Ebitda ajustado de 1,72 bilhão de reais no trimestre.
Os resultados também foram divulgados um dia após a morte do executivo Abilio Diniz, um dos principais acionistas do grupo Carrefour Brasil, e do francês Carrefour, por meio de sua holding de investimentos Península.