Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Finanças Pessoais Os carros e as atitudes de admiração (não de inveja)

Os carros e as atitudes de admiração (não de inveja)

por Leandro Mattera
3 min leitura
Os carros e as atitudes de admiração (não de inveja)

Recentemente, houve grande repercussão de uma notícia a respeito do apedrejamento de carros importados e raros durante uma manifestação em São Paulo. Esse fato despertou uma série de discussões e vale a pena, com foco na prosperidade financeira, refletirmos mais a respeito de comportamentos e pensamentos que temos perante alguns símbolos de riqueza.

Finclass Vitalício Quadrado

Basicamente, pode-se dizer que, nessas ocasiões, há três atitudes possíveis: admiração, indiferença ou inveja.

As pessoas que têm uma mentalidade positiva e agem em busca dos seus objetivos costumam ser movidas por admiração. Elas sabem que, na maior parte dos casos (não vamos focar em exceções), os resultados bem-sucedidos correspondem aos frutos de uma longa fase de “plantio”, esforços e dedicação. Como também estão sempre dispostas a aprender, buscam exemplos de quem teve boas experiências em suas vidas.

Evidentemente, isso não significa que todos devem ter as mesmas aspirações materiais (algo que, aliás, nunca é defendido na área da educação financeira). Cada pessoa apenas precisa definir suas prioridades e ter as atitudes necessárias para buscá-las. Como esse caminho é sempre difícil e desafiador, torna-se fonte de inspiração observar e aprender com outros indivíduos que atingiram seus objetivos.

Para ilustrar, depois da notícia comentada no início, algumas pessoas lembraram que, no filme “À procura da Felicidade”, o protagonista, que enfrentava grandes dificuldades financeiras, encontrou uma Ferrari e seu proprietário em uma rua. Em seguida, ele perguntou a ele o que era preciso fazer para ter aquela condição.

A resposta do proprietário foi de que ele atuava como corretor de ações e, a partir daquele momento, o ator principal começou uma jornada de superação em busca de uma vida melhor.  Aliás, vale lembrar que esse excelente filme é baseado em uma história real.

Finclass Vitalício Quadrado

Leitura recomendada: 3 atitudes capazes de mudar sua vida financeira

Pensando nesse tema, eu também encontrei uma antiga anotação pessoal, provavelmente extraída de algum livro (do qual não me recordo), no seguinte sentido: “O poder de conceber está relacionado ao de perceber. Podemos criar coisas tão grandes quanto as que sabemos admirar”.

Na mesma esteira, no best seller “Os Segredos da Mente Milionária”, o autor T. Harv Eker define como um princípio a ideia de que os ricos admiram outros ricos e bem-sucedidos, mantendo pensamentos fortalecedores. Por outro lado, os indivíduos com mentalidade pobre guardam ressentimento e inveja em relação àqueles que apresentam sucesso.

Curiosamente, nesse livro o autor também comenta que passou a ser bem mais hostilizado no trânsito após trocar um carro velho por um Jaguar. Desse modo, fica a reflexão de que dificilmente pessoas com visões negativas tendem a prosperar, até porque é difícil imaginar como elas caminhariam para algo que, para elas, parece ser desprezível.

Ainda temos o caso das pessoas que são indiferentes. Nessa hipótese, pode ser que elas tenham uma excelente capacidade interna de autodeterminação ou, por outro lado, é possível que estejam conformadas com seu patamar atual, tendendo a ficar nele. Em qualquer das situações, é necessário respeitar o perfil e as prioridades de cada um.

Leitura recomendada: Os 10 mandamentos da prosperidade

Para quem tem vontade de crescer em todas as dimensões da vida, a admiração é um combustível fantástico para impulsionar e inspirar as atitudes necessárias à evolução. Nietzsche já disse que: “Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia, um dia, ser admirado”.

Por isso, é bem interessante buscarmos comportamentos e resultados que também sejam fonte de influência e admiração, ao mesmo tempo em que mantemos nosso compromisso com a evolução constante.

PS: Considerando que estamos falando de carros e finanças, para quem pretende comprar o seu carro de modo planejado e consciente, o livro digital “Como Escolher o seu Carro Ideal” (clique agora para conhecer), de minha autoria, apresenta um roteiro completo com os passos essenciais. E para quem acha importante controlar os gastos do seu carro, como etapa de uma boa educação financeira, eu também elaborei uma planilha cujo donwload (gratuito) pode ser feito neste link: http://bit.ly/PlanilhaCarro

Obrigado pela atenção, um forte abraço e até a próxima!

Foto “Enjoy life”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.