Home Finanças Pessoais Carros: confira dicas para não perder dinheiro ao vender seu usado

Carros: confira dicas para não perder dinheiro ao vender seu usado

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Carros: confira dicas para não perder dinheiro ao vender seu usado

Com o fim do ano chegando é natural que muitas pessoas pensem em trocar o carro usado por um modelo mais novo. Mas se a gente sabe que carros em geral desvalorizam assim que saem das concessionárias, quando se passam alguns anos de uso, é preciso estar ainda mais atento a alguns pontos para não perder dinheiro com a venda.

Segundo Fábio Pinto, especialista da indústria automotiva e CEO da Carflix, startup de compra e venda online de veiculos, os problemas podem começar quando o vendedor sequer sabe por qual preço deve vender o veículo. A tabela Fipe é utilizada como referência e, por mais que o valor possa variar de acordo com uma série de coisas, é sempre bom conhecê-la antes de começar a negociar.

Além disso, é preciso considerar se há demanda pelo carro no mercado e se o momento é o melhor para venda. “Os sedans familiares, embora não sejam os carros preferidos dos entusiastas de autos, estão em constante busca por pessoas que precisam de transporte básico e barato”, sugere.

Com relação à manutenção, Liam Mattera, sócio e criador de conteúdo no Autovídeos, acrescenta que não se deve pensar em algo preventivo somente na hora da venda, mas durante todo o uso do carro.

“Se estiver com a manutenção bem feita e comprovada, o veículo certamente será mais valorizado”, diz ele, que também explica que o ideal é ir seguindo o manual do proprietário para as revisões e manutenções e juntar os comprovante de tudo que tiver sido realizado.

Confira outras dicas dos especialistas:

– Acessórios normalmente não são valorizados no momento da venda. Ou seja, investir neles apenas para vender não faz sentido.

– Ainda que uma baixa quilometragem normalmente seja valorizada pelos compradores, uma boa manutenção pode valer mais do que uma baixa quilometragem na hora da venda. Basta ter tudo comprovado.

– Pequenos reparos estéticos, como tirar arranhões ou realizar um polimento, podem fazer diferença na hora da venda. A aparência costuma valer bastante no mercado brasileiro.

– Valorize algumas características do seu carro caso ele as tenha. Se, por exemplo, ele for bem econômico com relação ao uso de combustível, essa característica pode ser ressaltada na venda.

–  Com relação à mecânica, cheque se algumas peças devem ser trocadas ou não antes de vender. “É algo subjetivo porque depende da peça. Se for uma peça secundária, desde que seja informado ao comprador, e que possa ser utilizada por determinado tempo sem afetar segurança e funcionamento, não tende a fazer diferença significativa no preço da venda”, explica Liam Mattera, do Autovídeos.

– Em relação a carros customizados, a recomendação é que a venda seja realizada em grupos e comunidades que tenham pessoas que valorizem esses aspectos.

– Finalmente, caso esteja pensando em vender o carro pela internet, é importante investir nas fotos de divulgação. “A regra básica é ser o mais completo e específico possível nos anúncios. Anúncios de carros de má qualidade com poucas informações na descrição vão fazer o valor do veículo diminuir”, explica o CEO do Carflix.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.