Cartão de crédito: como usar no final do ano e não se arrepender

Cartão de crédito: como usar no final do ano e não se arrepender

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas agora no final de ano. Aprenda como usar sem susto e arrependimento.

O cartão de crédito é uma ferramenta de pagamentos. Como toda ferramenta, a boa utilização é responsabilidade de quem a usa no dia. Pense em um martelo nas mãos de uma criança. Complicado…

Infelizmente é muito comum encontrarmos por aí comentários responsabilizando o cartão de crédito por problemas financeiros, quando está claro que a decisão de compra e a responsabilidade é sempre de quem faz a compra.

Pensando em ajudar quem pretende usar o cartão de crédito neste final de ano, separamos algumas dicas importantes para não começar o ano com o limite do cartão de crédito estourado.

Poupança Turbinada: Na Grão a rentabilidade chega a 106% da Poupança (Conta grátis)

Dica 1: Defina limites pessoais para cada grupo de gasto

Cada pessoa possuiu um limite de compras para o cartão de crédito liberado pela instituição financeira e trabalhar com esse limite é, normalmente, um erro. Trabalhe utilizando os seus limites pessoais para realizar compras dentro de seu orçamento real.

Se você for utilizar o cartão de crédito para pagar a conta do supermercado, é importante saber dentro de seu orçamento qual será o valor que poderá ser gasto. Lembre-se que o cartão é uma ferramenta para pagamento e não a despesa em si.

Ouça: DinheiramaCast – Cartão de crédito: Problema ou solução?

Dica 2: Não empreste seu cartão de crédito para ninguém

As instituições financeiras levam em conta o perfil de consumo e pagamento para definir os juros cobrados de cada pessoa. Ao emprestar seu cartão, você coloca em risco todo seu histórico financeiro.

Emprestar cartão de crédito é alimentar a possibilidade de não receber no momento combinado e coloca em risco o seu relacionamento com pessoas próximas. Seja firme e deixe claro que cartão de crédito não deve ser jamais emprestado.

Dica 3: Respeite as datas de vencimento do cartão

Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda deixam de pagar o cartão na data correta de vencimento por puro esquecimento e/ou desorganização. Ressalto, então, que a disciplina é indispensável para quem lida com o cartão.

Ao deixar o seu cartão vencer, além dos juros altos cobrados, você terá que arcar com taxas e despesas que comprometerão ainda mais o seu orçamento. Conheça as datas de vencimento e deixe-as marcadas em algum lugar visível. Conheça também as melhores datas para realização de compras.

Leia também: Férias: como me divertir gastando pagando pouco

Dica 4: Atenção ao parcelamento de compras

É muito comum as pessoas utilizarem o cartão de crédito para o parcelamento de compras. Mais uma vez, vale a lembrança de que as compras feitas (mesmo as parceladas) devem ser inseridas nos controles específicos relacionados a cada tipo de gasto.

Quando o parcelamento é feito, é indispensável manter a organização e o controle para não perder de vista os pagamentos estipulados. Respeite os limites de seu orçamento. Quem faz diversos parcelamentos e não faz o acompanhamento dos gastos muitas vezes pensa apenas no valor da parcela e esquece dos outros valores já comprometidos com o pagamento. Atenção!

Poupança Turbinada: Na Grão a rentabilidade chega a 106% da Poupança (Conta grátis)

Dica 5: Encontre outras linhas de crédito mais baratas

Entrar no crédito rotativo do cartão por um período longo é um grande erro. Os juros são extremamente altos e a facilidade de sua utilização se torna um grande problema. Existem no mercado produtos mais apropriados para quem vai precisar de crédito, com juros muito menores.

Mas, cuidado, já que toda linha de crédito deve ser utilizada com muito critério e planejamento de gastos. Quem entrou no rotativo do cartão e não consegue quitar a dívida deve consultar o banco e buscar opções como crédito consignado ou mesmo um empréstimo pessoal (juros menores) e quitar o cartão de crédito o mais breve possível.

Assista: Existe Vida SEM CARTÃO DE CRÉDITO? (VOCÊ VAI SE SURPREENDER 😳)

Final de ano: cartão de crédito e suas escolhas

Como você pode observar, o cartão é muito bom para pessoas que entendem e sabem da responsabilidade na hora de fazer o planejamento financeiro.

Da mesma forma, ter muitos cartões acaba por deixar o controle financeiro mais complicado: o erro e o próprio descontrole ficam muito mais próximos.

Aceite que você não é o Papai Noel para dar presentes para presentear a todos, principalmente se não se organizou para isso com bastante antecedência.

Opte sempre pelo planejamento e por sempre escolher o melhor para o seu bolso, até porque os melhores presentes que podemos oferecer como carinho, presença e amor não precisam de dinheiro.

Ótimo final de ano para todos.

Atenção: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários

Vídeos gratuitos sobre educação financeira TV Dinheirama

Aprenda de forma simples e interativa, alguns assuntos que irão fazer toda a diferença no dia a dia na sua relação com o dinheiro. Investimentos, finanças comportamentais, empreendedorismo, liderança, dicas práticas e muito mais. Clique no botão abaixo, assista e assine o canal gratuitamente para receber os novos videos diretamente no seu e-mail.

Assista grátis Ok