A Coreia do Norte forneceu recentemente mísseis balísticos e lançadores para que a Rússia usasse em sua guerra contra a Ucrânia, disse a Casa Branca nesta quinta-feira, citando informações que deixaram de ser secretas.
O porta-voz de Segurança Nacional, John Kirby, disse a repórteres que os EUA discutirão esse acontecimento no Conselho de Segurança da ONU.
Kirby chamou a transferência de armas da Coreia do Norte para a Rússia de uma “escalada significativa e preocupante” e disse que os EUA aplicarão sanções adicionais contra quem tiver facilitado a negociação das armas.
“Nossa informação indica que a República Popular Democrática da Coreia recentemente forneceu à Rússia lançadores de mísseis balísticos e vários mísseis balísticos”, afirmou Kirby, usando o nome oficial da Coreia do Norte.
Nos últimos dias, segundo ele, “as forças russas lançaram pelo menos um desses mísseis norte-coreanos contra a Ucrânia”. Ele acrescentou que o míssil aparentemente caiu em um campo aberto.
A Rússia recentemente lançou alguns dos seus mais intensos ataques contra a Ucrânia desde o começo da guerra, quase dois anos atrás.
Kiev disse na terça-feira que a Rússia executou bem mais de 300 ataques com drones e mísseis de diferentes tipos em cidades ao redor da Ucrânia desde sexta-feira.