A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou nesta terça-feira até o dia 27 de maio todas as partidas envolvendo clubes gaúchos em todas as divisões do Campeonato Brasileiro além de torneios de futebol feminino e de base devido à calamidade provocada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e deixaram ao menos 90 mortos no Estado, disse a entidade dirigente do futebol brasileiro.
O adiamento vale para jogos que aconteceriam no Rio Grande do Sul bem como para as partidas em que as equipes gaúchas atuariam como visitantes.
A CBF já havia adiado as partidas de equipes gaúchas marcadas para esta semana e a Conmebol, entidade que comanda o futebol sul-americano, também adiou os duelos de Grêmio e Internacional pela Libertadores e pela Copa Sul-Americana respectivamente.
As inundações que atingiram mais de dois terços dos 497 municípios gaúchos também deixou alagadas a Arena do Grêmio e o estádio Beira Rio, onde o Inter manda suas partidas. Centros de treinamento de várias equipes do Estado também foram atingidos
“A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima”, disse a entidade em comunicado.
A decisão desta terça atende também a uma demanda da Federação Gaúcha de Futebol.
“A CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024”, acrescentou.