Home Comprar ou Vender CDB do Banco Master não vale o risco, diz Nord Research

CDB do Banco Master não vale o risco, diz Nord Research

Incertezas envolvidas superam os benefícios, especialmente para investidores com perfil mais conservador, explicam os analistas

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Banco Master, Master Corretora

O mercado financeiro brasileiro está em alta expectativa com os títulos de renda fixa atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), especialmente devido ao recente ciclo de elevação da taxa Selic.

Veja todas as carteiras recomendadas para novembro

Com o mercado prevendo que a taxa básica de juros suba dos atuais 10,75% para 11,75% ao ano até o fim de 2024, a rentabilidade desses títulos pós-fixados, que acompanham o CDI, tende a crescer, atraindo ainda mais investidores.

Nesse contexto, os CDBs do Banco Master, oferecendo impressionantes 140% do CDI, ganharam destaque. A análise da Nord Research, no entanto, traz algumas observações cautelosas sobre o investimento nesses papéis.

Expansão, mas com Riscos

O Banco Master é uma instituição financeira brasileira que atua nos segmentos de crédito, investimentos e serviços bancários, tanto para empresas quanto para clientes individuais. A instituição apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos, atingindo uma carteira de crédito de R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2024, o que representa um aumento de 81% em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, o lucro líquido do banco também cresceu, somando R$ 501 milhões no primeiro semestre deste ano.

Apesar desses números promissores, alguns indicadores de risco merecem atenção. A carteira de crédito do banco tem uma parcela significativa em créditos considerados de risco elevado.

Finclass com 50% de desconto! Realize seu cadastro gratuito para ter acesso VIP à Black Friday

A participação da carteira de crédito classificada como D-H, que inclui os ativos mais arriscados, aumentou de 5,7% ao final de 2023 para 7,4% no primeiro semestre de 2024. Esse crescimento indica que o Banco Master está expandindo sua atuação em áreas de maior risco, o que pode representar um potencial de rentabilidade, mas também exige um maior controle de inadimplência.

Outro ponto de destaque é o Índice de Basileia do Banco Master, que chegou a 11,7%, acima do mínimo de 10,5% exigido pelo Banco Central. Esse índice é um indicador de solidez e mostra que o banco possui capital suficiente para cobrir seus riscos, embora a Nord Research destaque que o perfil de risco da carteira de crédito é uma questão a ser considerada.

Carteira de crédito

Uma característica que diferencia o Banco Master de outros bancos médios é a composição de sua carteira de crédito. Cerca de 34% da carteira é composta por títulos e créditos a receber, entre eles precatórios e direitos creditórios, devidos principalmente pelo governo federal. Essa exposição a precatórios representa um ponto de atenção, pois, apesar de serem classificados como ativos de baixo risco (rating AA), os precatórios podem ter pagamentos imprevisíveis.

Mesmo precatórios de causas já ganhas podem ser contestados, gerando incerteza quanto ao momento do recebimento, o que aumenta o risco jurídico desses ativos.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

A Nord Research ressalta que esses créditos, apesar de sua classificação de baixo risco, não entram na métrica de risco da carteira D-H e, portanto, não precisam ser provisionados como outros créditos de risco mais elevado. Esse aspecto traz certa opacidade ao balanço do banco, pois limita a visibilidade completa do risco associado a esses ativos.

CDB com 140% do CDI vale a pena?

O CDB do Banco Master, oferecendo 140% do CDI, chama certamente a atenção pela alta rentabilidade em um ambiente de juros em ascensão. No entanto, a Nord Research recomenda cautela. Apesar do retorno atrativo, o perfil de risco elevado da carteira do Banco Master, somado à significativa exposição a ativos de risco como precatórios, faz com que a Nord sugira outras alternativas no mercado de renda fixa.

Para investidores que buscam segurança e rentabilidade, existem outros CDBs com remunerações atrativas que não envolvem o mesmo nível de risco associado aos ativos do Banco Master. A Nord Research explica que a escolha de um investimento em renda fixa não deve considerar apenas a taxa oferecida, mas também o nível de risco da instituição emissora. Neste caso, a combinação de um crescimento acelerado, aumento na carteira de crédito arriscada e a concentração em ativos com riscos de pagamento imprevisível torna os CDBs do Banco Master uma opção menos segura.

Em resumo, embora o Banco Master ofereça um CDB com rendimento elevado, a análise da Nord Research aponta que os riscos envolvidos superam os benefícios, especialmente para investidores com perfil mais conservador. O crescimento acelerado da instituição e a exposição a ativos complexos, como precatórios, elevam o perfil de risco da instituição, o que não é ideal para quem busca segurança em seus investimentos. Assim, a Nord sugere que, neste momento, os investidores considerem alternativas em renda fixa que ofereçam rentabilidade atrativa sem o mesmo nível de incerteza.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.