Home Empresas Cervejas: Brasil tem 1.847 empresas; saiba como empreender

Cervejas: Brasil tem 1.847 empresas; saiba como empreender

Cada vez, mais pessoas têm tido a curiosidade não só de beber cervejas especiais, mas entender mais do processo

por Agência Sebrae
3 min leitura

Quase unanimidade no território nacional, as cervejas estão ganhando cada vez mais espaço na economia brasileira. Isto porque o Brasil já ocupa o terceiro lugar no mundo em consumo da bebida.

Somente no √ļltimo ano, foram criadas¬†118 novas cervejarias¬†o que representa um crescimento de 6,8% em compara√ß√£o a 2022 e atingiu o n√ļmero de 1.847 estabelecimentos em todo o territ√≥rio nacional.

Os dados são do Anuário da Cerveja, produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No total, o país possui mais de 45,6 mil rótulos que agradam a todos os gostos e paladares.

O levantamento apontou ainda que 771 municípios brasileiros possuem ao menos uma cervejaria (13,8% do total), o que demonstra um grande espaço para crescimento do setor.

√Č o que a s√≥cia do Urban Cervejas Artesanais, criada em setembro de 2022, tamb√©m vislumbra.

A sommelier Marina Lima é a primeira mestre cervejeira do Distrito Federal e trouxe para o seu estabelecimento na capital federal cinco receitas próprias.

Observando o mercado, vimos uma ótima oportunidade de transformar um hobby em um negócio lucrativo que hoje está em franca expansão e já conta com clientes fidelizados.

Marina Lima, primeira mestre cervejeira do Distrito Federal e sócia do Urban Cervejas Artesanais

‚ÄúO diferencial da nossa cerveja especial √© o cuidado nos processos, insumos devidamente escolhidos para proporcionar a melhor experi√™ncia aos clientes dentro de um mercado crescente, onde eles come√ßam a escolher o que consumir no que diz respeito a cervejas. Com tantas op√ß√Ķes, √© sempre muito importante entregar o que o cliente espera receber. N√≥s, da Urban, estamos sempre em busca da melhor experi√™ncia em atendimento, produto, ambiente‚ÄĚ, explica a sommelier que ganhou a medalha de ouro com o r√≥tulo Urban New England IPA (Neipa) na etapa Centro-Oeste da 3¬™ Edi√ß√£o da Copa Cerveja Brasil.

A sócia da cervejaria avalia que o crescimento do setor, particularmente das cervejas especiais, tem acontecido, ainda que a pequenos passos, por se tratar de um produto relativamente novo no Brasil.

‚ÄúCada vez, mais pessoas t√™m tido a curiosidade n√£o s√≥ de beber cervejas especiais, mas entender mais do processo, da diferen√ßa entre uma cerveja especial e as comerciais, por exemplo. O p√ļblico est√° mais curioso, o que faz com que aumente o conhecimento sobre esses produtos, tendo poder de escolha mais apurado‚ÄĚ,¬†explicou.

Os clientes não compram mais por comprar, não investem seu tempo e dinheiro em coisas que não trazem uma experiência minimamente agradável.

Marina Lima, primeira mestre cervejeira do Distrito Federal e sócia do Urban Cervejas Artesanais

Entre as dicas para quem est√° desejando entrar no ramo, a empreendedora ressalta a import√Ęncia de¬†estudar o mercado cervejeiro, buscar especializa√ß√Ķes e ter o m√°ximo de informa√ß√£o em rela√ß√£o ao empreendimento, principalmente em rela√ß√£o aos custos de abertura, capital de giro, funcion√°rios necess√°rios e ponto f√≠sico (pr√≥prio ou alugado).

Uma entidade como o Sebrae é fundamental nesses passos. Além disso, é primordial acreditar no que você está fazendo, fazer com carinho, e dar o seu melhor pelo seu produto e pelos seus clientes.

Marina Lima, primeira mestre cervejeira do Distrito Federal e sócia do Urban Cervejas Artesanais

Outras oportunidades

O Sebrae apresenta algumas op√ß√Ķes de pequenos neg√≥cios que envolvem a cerveja:

Franquia 

Ser franqueado de uma marca já estabelecida é uma opção. Além de obter suporte da empresa franqueadora, o empreendedor começa o negócio com um produto que já tem penetração no mercado.

Aumento do consumo 

Empresários de bares, restaurantes, pubs e afins podem aumentar o consumo desses produtos com a ampliação da carta de cervejas. Uma das alternativas para identificar os possíveis fornecedores é frequentar as feiras do setor, onde será possível conversar diretamente com produtores e estabelecer as novas parcerias.

Ambiente digital 

Uma das op√ß√Ķes √© criar um modelo de assinatura, no qual o cliente realiza a aquisi√ß√£o de determinado produto ou servi√ßo por um per√≠odo, com frequ√™ncia variada: semanal, quinzenal, etc.

Veja o documento:

    O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

    © 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

    O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

    O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.