Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Chanceleres do bloco Asean mostram preocupação com tensões no Mar da China Meridional

Chanceleres do bloco Asean mostram preocupação com tensões no Mar da China Meridional

“Estamos acompanhando de perto e com preocupação os recentes acontecimentos no Mar da China Meridional, que minam a paz, a segurança e a estabilidade na região”, afirmaram em comunicado

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

Ministros das Relações Exteriores do bloco do Sudeste Asiático Asean expressaram neste sábado preocupação com as crescentes tensões no Mar da China Meridional que, segundo eles, podem ameaçar a paz regional, motivo pelo qual pediram diálogo entre as partes.

Finclass Vitalício Quadrado

“Estamos acompanhando de perto e com preocupação os recentes acontecimentos no Mar da China Meridional, que minam a paz, a segurança e a estabilidade na região”, afirmaram em comunicado os principais diplomatas do bloco.

A carta foi emitida depois que China e Filipinas trocaram acusações nos últimos meses devido a uma série de incursões marítimas, e Manila ter citado a necessidade de mudar seu método de dissuasão, já que os esforços diplomáticos estão indo em “direção ruim”.

A China descreveu tais acusações como “exageros puramente falsos” e afirmou que não fechará os olhos para os repetidos “assédios e provocações” dos filipinos.

Os chanceleres da Asean também reafirmaram a necessidade de “exercer a autocontenção na condução de atividades que podem complicar ou escalar disputas”.

Asean e China trabalharam no sentido de criar um código de conduta para o Mar da China Meridional, um plano datado de 2002. Mas o progresso foi pequeno, apesar do comprometimento de todas as partes para acelerar o processo.

Finclass Vitalício Quadrado

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.