Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Economia Chefe do BIS diz que BCs estão à beira do santo graal, um pouso suave

Chefe do BIS diz que BCs estão à beira do santo graal, um pouso suave

As taxas de inflação caíram tanto que os investidores estão apostando em cortes nos juros do Federal Reserve e do Banco Central Europeu (BCE)

por Reuters
Federal Reserve, empregos (Imagem: REUTERS/Jason Reed)

Os maiores bancos centrais do mundo podem estar prestes a garantir o santo graal da política monetária: um pouso econômico suave, apesar dos aumentos mais acentuados das taxas de juros em décadas, disse o chefe do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), nesta segunda-feira.

Flávio Augusto Quadrado 2

Quase todos os bancos centrais aumentaram os custos de empréstimos em um ritmo alucinante para combater a alta da inflação pós-pandemia, levantando temores de que eles derrubariam o crescimento econômico, destruiriam empregos e aumentariam o desemprego ao longo do caminho.

Mas os incrementos dos juros já terminaram, a inflação está voltando às metas e o emprego continua forte, isolando a economia do que teria sido um impacto considerável em episódios anteriores de aperto da política monetária.

“A atividade econômica permaneceu surpreendentemente resiliente, reforçando a confiança de que as economias podem estar posicionadas para um cenário de pouso suave ou pelo menos quase suave “, disse Agustín Carstens, gerente-geral do BIS, em um discurso na Basileia.

“Se isso for verdade, a luta contra a inflação teve um custo notavelmente pequeno em termos de menor crescimento do Produto Interno Bruto ou maior desemprego”, acrescentou Carstens, cujo grupo é às vezes chamado de banco central dos bancos centrais.

As taxas de inflação caíram tanto que os investidores estão apostando em cortes nos juros do Federal Reserve e do Banco Central Europeu (BCE) nos próximos meses, apesar da resistência quase constante dos formuladores de política monetária de que os investidores estão se precipitando.

Flávio Augusto Quadrado 2

Os governos ainda estão gastando demais, os salários ainda precisam se recuperar da inflação rápida e os preços dos serviços estão atrasados em relação às suas tendências históricas, o que sugere que muitas pressões sobre os preços estão por vir, disse ele.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.