Os grandes investidores do mercado estão tomando risco acima da média, em julho, pela primeira vez em 2023 e no maior nível desde novembro de 2021, mostra uma pesquisa do Bank of America Merrill Lynch com 36 respondentes que administram aproximadamente US$ 65,5 bilhões.
Mais do que isso, a proteção ao risco por parte deles continua abaixo da média histórico, apesar de a posição em dinheiro continuar alta.
Percentual de investidores com risco acima do normal em sua carteira (2018-2023): Cerca de 28% estão assumindo um risco maior do que o normal, pela primeira vez acima da média históricade 21%, em 2023
Além disso, cerca de 76% deles esperam que o Ibovespa (IBOV) termine o ano acima dos 120 mil pontos. O percentual mostra um otimismo crescente, tendo em vista que, em junho, aproximadamente 69% apostavam no índice acima deste nível.
Resultados
A pesquisa de julho revela ainda que os investidores não estão preocupados com a próxima temporada de resultados no Brasil.
“Eles acreditam que o mercado já está precificando resultados fracos. Metade dos nossos respondentes espera que as revisões de lucros permaneçam estáveis este ano. Além disso, metade deles está planejando aumentar sua alocação de capital nos próximos 6 meses”, explica o banco.
Setores
Os investidores continuam buscando nomes de alta qualidade e crescimento, porém a estratégia agora sugere um peso maior no setor de consumo discricionário, pela primeira vez desde 22 de outubro, seguido pelo setor financeiro.
“Mais da metade diz que o estímulo na China aumentará um pouco os preços das commodities, mas o setor é o que ainda está com a maior posição abaixo da média”. ´pontua o Bank of America.