Home Ciência e Tecnologia China aprovou mais de 40 modelos de IA para uso público nos últimos seis meses

China aprovou mais de 40 modelos de IA para uso público nos últimos seis meses

Os órgãos reguladores chineses concederam aprovações a um total de 14 modelos de linguagem grande (LLM) para uso público na semana passada

por Reuters
0 comentário
(Imagem: freepik/@ rawpixel.com)

A China aprovou mais de 40 modelos de inteligência artificial (IA) para uso público nos primeiros seis meses desde que as autoridades iniciaram o processo de verificação, enquanto o país se esforça para alcançar os Estados Unidos no desenvolvimento da tecnologia, de acordo com a mídia chinesa.

Os órgãos reguladores chineses concederam aprovações a um total de 14 modelos de linguagem grande (LLM) para uso público na semana passada, informou o jornal Securities Times. Isso marca o quarto lote de aprovações concedidas pela China, que envolve empresas como Xiaomi, 4Paradigm e 01.AI.

Pequim começou a exigir que as empresas de tecnologia obtenham aprovação dos órgãos reguladores para abrirem seus LLMs ao público em agosto passado. Isso ressaltou a abordagem da China em relação ao desenvolvimento da tecnologia de IA, enquanto se esforça para mantê-la sob sua alçada e controle.

O governo chinês aprovou seu primeiro lote de modelos de IA em agosto, logo após a adoção do processo de validação. Baidu, Alibaba e ByteDance estavam entre as primeiras empresas da China a receberem aprovações.

Em seguida, os órgãos reguladores chineses concederam mais dois lotes de aprovações em novembro e dezembro, antes que outro lote recebesse a luz verde neste mês. Embora o governo não tenha divulgado a lista exata de empresas aprovadas disponíveis para verificações públicas, o Securities Times disse no domingo que mais de 40 modelos de IA foram aprovados.

As empresas chinesas estão correndo para desenvolver produtos de IA desde que o chatbot ChatGPT, da norte-americana OpenAI, conquistou o mundo em 2022.

Na época, a China tinha 130 LLMs, representando 40% do total global e logo atrás da participação de 50% dos EUA, de acordo com a corretora CLSA.

Um dos principais chatbots chineses semelhantes ao ChatGPT, o Ernie Bot, da Baidu, conquistou mais de 100 milhões de usuários, disse o vice-presidente de tecnologia da empresa em dezembro.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.