Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Empresas China avança na “guerra dos chips” e bloqueia Intel e AMD

China avança na “guerra dos chips” e bloqueia Intel e AMD

Agências governamentais foram instruídas a incluir critérios que exijam chips e sistemas operacionais "seguros e confiáveis"

por Reuters
China EUA Chips

A China tem introduzido diretrizes para eliminar gradualmente os microprocessadores e chips das norte-americanas Intel (INTC; ITLC34) e AMD (AMD; A1MD34) dos computadores e servidores do governo, noticiou o Financial Times neste domingo.

Flávio Augusto Quadrado 2

A orientação para aquisição também procura deixar de lado o sistema operacional Windows da Microsoft (MSFT; MSFT34) e software de banco de dados desenvolvido por empresas estrangeiras, favorecendo opções domésticas, segundo a reportagem.

As agências governamentais acima do nível municipal foram instruídas a incluir critérios que exijam processadores e sistemas operacionais “seguros e confiáveis” ao fazer compras, disse o jornal.

O Ministério da Indústria da China em dezembro emitiu uma declaração com três listas separadas de CPUs, sistemas operacionais e bancos de dados centralizados considerados “seguros e confiáveis” por três anos após a data de publicação, todos de empresas chinesas, mostraram verificações da Reuters.

China chips processadores
(Imagem: ChatGPT)

Guerra dos chips

Conforme o FT, no mesmo dia de dezembro, a agência estatal de testes, Centro de Avaliação de Segurança de Tecnologia da Informação da China, publicou sua primeira lista de processadores e sistemas operacionais aprovados, todos de empresas chinesas.

Entre os 18 processadores aprovados estavam chips da Huawei e do grupo estatal Phytium.

Flávio Augusto Quadrado 2

Ambos estão na lista negra de exportações de Washington. Os fabricantes de processadores chineses estão usando uma mistura de arquiteturas de chips, incluindo x86 da Intel, Arm (ARM) e arquiteturas locais, enquanto os sistemas operacionais são derivados de software Linux de código aberto.

O gabinete de informação do Conselho de Estado da China, que trata das questões da comunicação social para o conselho, não respondeu de imediato a um pedido de comentário enviado por fax.

A Intel e a AMD não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.