Home Economia China diz aos EUA para não tomar partido na questão do Mar do Sul da China

China diz aos EUA para não tomar partido na questão do Mar do Sul da China

A China disse que os Estados Unidos ameaçam a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China, não são parte das questões lá e não têm o direito de intervir em questões marítimas entre ela e as Filipinas

por Reuters
3 min leitura
llustração mostra bandeiras dos EUA e da China

 A China disse que os Estados Unidos devem se abster de “provocar problemas” ou tomar partido na questão do Mar do Sul da China, depois que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que um acordo de segurança com Manila se estendia a ataques à guarda costeira filipina.

Blinken classificou o compromisso de segurança dos EUA com as Filipinas como “rígido” e disse que as ações da China no Mar do Sul da China provocaram uma reação internacional mais ampla.

A embaixada chinesa nas Filipinas afirmou em um comunicado na quarta-feira que as atividades chinesas no Mar do Sul da China são “legítimas e legais”, acrescentando que as falas de Blinken “ignoram os fatos e acusam a China sem fundamento”.

Também disse que Blinken novamente “ameaçou a China com as chamadas obrigações do Tratado de Defesa Mútua entre os EUA e as Filipinas”, às quais a China se opôs firmemente.

Filipinas e Estados Unidos estão vinculados por um Tratado de Defesa Mútua de 1951, pelo qual devem se apoiar mutuamente em caso de ataque. No ano passado, o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., pressionou Washington a deixar clara a extensão desse compromisso de segurança.

Na terça-feira, Blinken disse que o acordo se estendia a ataques armados contra as Forças Armadas das Filipinas, embarcações e aeronaves públicas e sua guarda costeira.

A China disse que os Estados Unidos ameaçam a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China, não são parte das questões lá e não têm o direito de intervir em questões marítimas entre ela e as Filipinas.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.