Home Economia China intensificará atividades para reafirmar soberania sobre ilhotas no Mar da China Oriental, diz Kyodo

China intensificará atividades para reafirmar soberania sobre ilhotas no Mar da China Oriental, diz Kyodo

Os laços japoneses com a China há tempos são prejudicados pela disputa sobre o grupo de pequenas e desabitadas ilhas

por Reuters
3 min leitura

O presidente da China, Xi Jinping, instruiu a guarda costeira a intensificar suas atividades para reafirmar a soberania do país sobre ilhas do Mar da China Oriental, que são controladas por Tóquio mas reivindicadas por Pequim, informou neste sábado a agência de notícias japonesa Kyodo.

Em resposta à ordem, que segundo a agência foi emitida por Xi Jinping em novembro, a guarda costeira criou um plano para enviar navios em patrulhas diárias durante o ano de 2024 perto das ilhotas, chamadas de Senkaku no Japão e de Diaoyu na China.

Embarcações da guarda costeira terão a tarefa de conduzir inspeções de barcos pesqueiros japoneses se for necessário, afirmou a agência Kyodo, citando fontes que não se identificaram.

Não havia autoridades do Ministério das Relações Exteriores do Japão imediatamente disponíveis para comentar.

Os laços japoneses com a China há tempos são prejudicados pela disputa sobre o grupo de pequenas e desabitadas ilhas.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.