Home Economia China lança mecanismo de swap para impulsionar ações

China lança mecanismo de swap para impulsionar ações

Mecanismo da China "aumentaria significativamente a capacidade dessas instituições de levantar fundos e aumentar as participações em ações"

por Redação Dinheirama
3 min leitura
China

O Banco do Povo da China (PBoC) lançou nesta quinta-feira, 10, um mecanismo de swap de 500 bilhões de yuans (US$ 70,6 bilhões) para permitir que empresas de valores mobiliários, fundos e seguros obtenham ativos líquidos para suas compras de ações.

O estabelecimento do mecanismo faz parte de um pacote de estímulos mais amplo introduzido no fim do mês passado pelo presidente do PBoC, Pan Gongsheng, para reavivar a economia do país. Em coletiva de imprensa detalhando o pacote, Pan disse que o mecanismo de swap “aumentaria significativamente a capacidade dessas instituições de levantar fundos e aumentar as participações em ações”.

O PBoC informou que corretores e seguradoras qualificados agora podem comprometer ativos como títulos, ETFs de ações e ações de empresas listadas no índice CSI 300 para obter ativos líquidos como títulos do Tesouro. O presidente do banco central chinês acrescentou ainda que poderá expandir o tamanho do mecanismo no futuro.

Ainda não está claro se a iniciativa ajudará a melhorar o sentimento do mercado, mas especialistas e a mídia estatal disseram recentemente que a nova ferramenta não expandirá a oferta de moeda.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.