Home MercadosAções China prevê forte crescimento em novembro e dezembro

China prevê forte crescimento em novembro e dezembro

Economia da China manterá vastas condições favoráveis e fatores de apoio, com um enorme potencial de mercado ainda a ser liberado, disse Comissão

por Redação Dinheirama
3 min leitura
China Economia

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, à medida que o sentimento de investidores melhorou após comentários favoráveis sobre a economia da China.

Na China continental, o índice Xangai Composto subiu 0,67%, a 3 346,01 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 2,19%, a 2.009,86 pontos.

Finclass com 50% de desconto! Realize seu cadastro gratuito para ter acesso VIP à Black Friday

Projeções

Principal órgão de planejamento econômico do país, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, pela sigla em inglês) previu que a segunda maior economia do mundo deverá manter nos últimos dois meses deste ano o ímpeto positivo visto em outubro após a série de medidas de estímulo anunciada por Pequim.

Segundo a porta-voz da CNDR, Li Chao, a comissão está trabalhando com outras partes para realizar a meta de crescimento para o ano inteiro.

Vários indicadores econômicos mostraram uma elevação da confiança e das expectativas do mercado entre as entidades empresariais desde setembro, com um aumento na disposição das empresas para investir e produzir, segundo Li.

O site oficial Xinhua ressalta que os dados do Departamento Nacional de Estatísticas mostraram que, apesar dos desafios internos e externos, o PIB da China cresceu 4,8% na comparação anual nos três primeiros trimestres de 2024. A meta de crescimento econômico anual deste ano é de cerca de 5%.

Quanto a 2025, Li disse que a economia da China manterá vastas condições favoráveis e fatores de apoio, com um enorme potencial de mercado ainda a ser liberado.

“A tendência básica de recuperação econômica e crescimento de longo prazo permanece inalterada, e temos plena confiança nisso”, assinalou Li.

Ações

Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei teve alta de 0,51% em Tóquio, a 38.414,43 pontos, impulsionado por ações financeiras e de mineração, enquanto o Hang Seng avançou 0,44% em Hong Kong, a 19.663,67 pontos, o sul-coreano Kospi registrou ligeiro ganho de 0,12% em Seul, a 2.471,95 pontos, e o Taiex subiu 1,34% em Taiwan, a 22.848,80 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo quarto pregão consecutivo. O S&P/ASX 200 avançou 0,89% em Sydney, a 8.374,00 pontos, com a ajuda da mineradora Northern Star Resources (+4%) e da Seven Group Holdings (+3,2%), empresa diversificada com operações em serviços industriais, energia e mídia.

(Com Estadão Conteúdo)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.