Home Empresas Chinesa State Grid vence bipolo de transmissão de energia com deságio de 39,90%

Chinesa State Grid vence bipolo de transmissão de energia com deságio de 39,90%

A State Grid é um dos maiores grupos do setor de transmissão brasileiro, controlando 24 concessionárias, sendo 19 próprias e 5 joint ventures

por Reuters
3 min leitura

 A chinesa State Grid arrematou nesta sexta-feira o projeto de construção de um bipolo de transmissão de energia de 18 bilhões de reais, maior empreendimento do tipo leiloado no país nos últimos anos.

O grupo estatal chinês ofertou uma receita anual permitida (RAP) de 1,94 bilhão de reais pelo empreendimento, o que representa um deságio de 39,90% ante o valor máximo estabelecido pelo regulador.

A State Grid é um dos maiores grupos do setor de transmissão brasileiro, controlando 24 concessionárias, sendo 19 próprias e 5 joint ventures. Ao todo, opera mais de mais de 16 mil quilômetros de linhas no país.

Além da State Grid, um consórcio formado pela transmissora Alupar e pelo fundo de investimentos Mercury também ofereceu proposta pelo ativo, mas não foi vencedor na dinâmica. A espanhola Cymi chegou a se habilitar para a disputa, mas não realizou ofertas.

O bipolo em corrente contínua (HVDC, na sigla em inglês) prevê a construção de 1,5 mil quilômetros de linhas de transmissão entre Maranhão e Goiás, e subestações com 9.840 MWA em capacidade de transformação.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.