Home EconomiaAgronegócio Cinco cargueiros estão a caminho de portos da Ucrânia, diz vice-primeiro-ministro

Cinco cargueiros estão a caminho de portos da Ucrânia, diz vice-primeiro-ministro

Após invadir a Ucrânia ano passado, Moscou fechou os portos do Mar Negro de um dos maiores fornecedores de grãos do mundo

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: freepik/@ wirestock)

Mais cinco navios estão a caminho de portos marítimos ucranianos usando um novo corredor aberto para retomar principalmente exportações agrícolas, uma alternativa ao acordo de grãos do Mar Negro que foi bloqueado pela Rússia, disse uma autoridade ucraniana neste domingo.

“Cinco novos navios estão aguardando carregamentos em portos ucranianos”, disse o vice-primeiro-ministro, Oleksandr Kubrakov, na plataforma de redes sociais X.

Kubrakov também disse que três graneleiros – Azara, Ying Hao 01 e Eneida – deixaram portos ucranianos mais cedo neste domingo usando um “corredor temporário estabelecido pela Marinha da Ucrânia” e carregando 127.000 toneladas de produtos agrícolas e minérios de ferro.

Os três cargueiros são os mais recentes que zarparam desde que Kiev organizou um “corredor humanitário” temporário, após a Rússia abandonar um acordo que permitia a passagem segura de exportações da Ucrânia.

Após invadir a Ucrânia ano passado, Moscou fechou os portos do Mar Negro de um dos maiores fornecedores de grãos do mundo. Kiev e seus parceiros do Ocidente disseram que foi uma tentativa de usar fornecimentos globais de comida como chantagem.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.