Os clubes de futebol da primeira e segunda ligas da Alemanha votaram, nesta segunda-feira, a favor de permitir que um investidor financeiro assuma uma participação na empresa de direitos de mídia da Bundesliga, disseram à Reuters fontes familiarizadas com o assunto.
A decisão ocorre no momento em que as ligas de futebol da Europa estão cada vez mais buscando financiamento externo por meio de acordos de transmissão para aumentar as receitas e ampliar seu alcance global.
O futuro parceiro receberá até 8% da receita de licenciamento da Deutsche Fussball Liga (DFL) proveniente da exploração dos direitos comerciais, informou a DFL, o que corresponderia a um valor entre 900 milhões e 1 bilhão de euros.
O valor exato é “parte das negociações com os licitantes”, disse a DFL, acrescentando que o acordo seria por um período de 20 anos.
De acordo com as fontes, as empresas de investimento Advent, Blackstone, CVC e EQT apresentaram propostas não vinculantes.
Para iniciar as negociações, era necessário o apoio de dois terços dos clubes da Bundesliga. Dos 36 clubes, 24 votaram a favor, disseram duas fontes à Reuters.
A revista alemã Kicker foi a primeira a noticiar o resultado.
A Bundesliga é classificada como a segunda maior liga de futebol da Europa em termos de receita, depois da Premier League, da Inglaterra.