A Colômbia se classificou para as quartas de final da Copa América após derrotar a Costa Rica por 3 a 0 nesta sexta-feira, aumentando sua série invicta para 25 partidas.
A Colômbia lidera o Grupo D com seis pontos, cinco à frente da Costa Rica e do Brasil, que enfrentaria na sequência o Paraguai em busca de sua primeira vitória na competição.
Na partida, no State Farm Stadium em Glendale, Arizona, a Colômbia tomou a iniciativa e teve a posse de bola contra um adversário que novamente apresentou um esquema defensivo que funcionou na estreia, quando empatou com o Brasil.
Após perder chances claras com James Rodríguez e Luis Díaz, a Colômbia abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo com um pênalti marcado pelo atacante do Liverpool após uma falta em Jhon Córdoba cometida pelo goleiro Patrick Sequeira.
No segundo tempo, a equipe do técnico argentino Néstor Lorenzo marcou seu segundo gol aos 14 minutos, quando Sánchez cabeceou após uma cobrança de escanteio do lado esquerdo.
Três minutos depois, a Colômbia completou a goleada com um potente chute cruzado de Córdoba com assistência de Rodríguez.
A Costa Rica, treinada pelo argentino Gustavo Alfaro, não teve ideias para criar chances e chegar perto do gol colombiano, o que complicou sua classificação para a próxima fase.
“Somos uma família, o grupo está unido, não importa quem faz o gol, o importante é vencer e hoje saímos com os três pontos que nos dão a classificação”, disse Córdoba após a partida.
Na terceira e última rodada da fase de grupos, que será disputada na terça-feira, a Colômbia enfrentará o Brasil, enquanto a Costa Rica jogará contra o Paraguai.