relacao-dinheiro-postVocê provavelmente está aqui porque deseja melhorar a relação com suas finanças pessoais, certo? E como anda essa relação? Você e seu dinheiro se dão “muito bem” ou andam “brigando muito”?

Para fazer essa relação dar certo é preciso estabelecer algumas metas e se organizar para alcançá-las. Desse jeito, é possível garantir uma relação duradoura e um futuro promissor.

Mas como você vai saber onde vai chegar com suas finanças se você nem sabe onde elas estão nesse exato momento?

Para te ajudar nesta descoberta lançamos aqui um desafio, topa? Então vamos lá! Comece fazendo o download da planilha de controle diário de despesas, elaborada pelo especialista André Moraes, do home broker Rico.com.vc, ou simplesmente crie seu modelo (pode ser até com papel e caneta).

Durante quatro semanas você deverá fazer o lançamento diário de suas despesas na planilha. Nela você vai incluir desde os gastos domésticos até jantares, gorjetas, salão de beleza, médico e pet shop. No final da quarta semana, você terá consolidado todos os seus gastos e verá para onde seu dinheiro está indo.

Mas não é só isso! Aproveite para avaliar em que está gastando mais, reflita sobre a forma de pagamento que tem utilizado e lembre-se de fazer relação básica entre suas despesas e seu salário.

Vai ser importante notar se você está gastando todo o seu dinheiro com despesas, se essas despesas são mesmo fundamentais e onde dá para gastar menos para diminuir o endividamento e começar a poupar mais.

Ao conseguir gastar menos do que ganha, comece a estipular um valor que não vai lhe faltar no final do mês para investir assim que o salário cai na sua conta. Esse item pode até entrar na sua planilha como se fosse um custo fixo, o importante é criar o hábito de investir.

A diferença é que a partir daí a sua planilha deixará de ser Controle Financeiro de Despesas para passar a ser Controle de Finanças Pessoais. O foco não vai ser no que você compra ou deixa de comprar, mas na liberdade que o controle de sua vida e seus investimentos irão lhe trazer. Que tal?

Foto de freedigitalphotos.net.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários