Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Comércio global sofrerá contração de 5% em 2023, diz órgão da ONU

Comércio global sofrerá contração de 5% em 2023, diz órgão da ONU

A Unctad atribuiu essa contração no comércio global, em parte, a um desempenho inferior das exportações dos países em desenvolvimento

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/@ jcomp)

 O comércio global deverá sofrer uma contração de 5% em 2023 em comparação com o ano passado, informou o órgão de comércio das Nações Unidas nesta segunda-feira, com uma previsão geral pessimista para 2024.

Finclass Vitalício Quadrado

Em sua Atualização do Comércio Global, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) projetou que o comércio este ano será de aproximadamente 30,7 trilhões de dólares.

O comércio de mercadorias deve sofrer uma contração de quase 2 trilhões de dólares em 2023, ou 8%, mas o comércio de serviços deve aumentar cerca de 500 bilhões de dólares, ou 7%, de acordo com o órgão da ONU.

A Unctad atribuiu essa contração no comércio global, em parte, a um desempenho inferior das exportações dos países em desenvolvimento.

“O comércio global sofreu um declínio ao longo de 2023, influenciado principalmente pela diminuição da demanda nos países desenvolvidos, pelo baixo desempenho das economias do Leste Asiático e por uma queda nos preços das commodities“, disse a Unctad.

“Esses fatores contribuíram coletivamente para uma notável contração no comércio de bens.”

Finclass Vitalício Quadrado

A Unctad disse que a previsão para o comércio global em 2024 permaneceu “altamente incerta e geralmente pessimista”.

“Embora certos indicadores econômicos apontem para possíveis melhorias, prevê-se que as tensões geopolíticas persistentes, os altos níveis de endividamento e a fragilidade econômica generalizada exerçam influências negativas sobre os padrões do comércio global”, afirmou.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.