Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Comissão da UE corta previsão de crescimento da zona do euro

Comissão da UE corta previsão de crescimento da zona do euro

Em suas previsões para o Produto Interno Bruto e a inflação das cinco maiores economias da zona do euro, a Comissão disse que o PIB da área de moeda única crescerá 0,8% em 2023

por Reuters
3 min leitura
No entanto, a França e a Espanha crescerão mais rápido do que o esperado anteriormente em 2023, segundo a Comissão, projetando uma expansão de 1,0% e 2,2% respectivamente, em vez de 0,7% e 1,9% previstos antes

A economia da zona do euro crescerá mais lentamente neste ano e no próximo do que o esperado antes, previu a Comissão Europeia nesta segunda-feira, uma vez que a demanda do consumidor sofre com a inflação alta e a maior economia, a Alemanha, deve entrar em recessão neste ano.

Finclass Vitalício Quadrado

Em suas previsões para o Produto Interno Bruto e a inflação das cinco maiores economias da zona do euro, a Comissão disse que o PIB da área de moeda única crescerá 0,8% em 2023 e 1,3% em 2024, em comparação com as previsões de maio de 1,1% e 1,6%, respectivamente.

“A fraqueza da demanda doméstica, em particular do consumo, mostra que os preços ao consumidor elevados e ainda subindo para a maioria dos bens e serviços estão cobrando um preço mais alto do que o esperado na previsão (anterior)”, disse a Comissão.

“Isso ocorre apesar da queda dos preços da energia e de um mercado de trabalho excepcionalmente forte, que tem registrado taxas de desemprego baixas e recordes, expansão contínua do emprego e aumento dos salários”, afirmou.

A Comissão previu uma inflação ao consumidor na zona do euro de 5,6% em 2023 e 2,9% em 2024, ambas bem acima da meta de 2,0% do Banco Central Europeu. A inflação deste ano deve ser menor do que os 5,8% previstos em maio, mas para 2024 fica acima da projeção de maio de 2,8%.

O BCE tem aumentado rapidamente os juros desde meados de 2022 para conter o crescimento recorde dos preços, tornando o crédito para a economia mais caro, o que afetou a previsão de crescimento.

Finclass Vitalício Quadrado

“A forte desaceleração na concessão de crédito bancário para a economia mostra que o aperto da política monetária está se espalhando pela economia”, disse a Comissão.

“Os indicadores da pesquisa agora apontam para a desaceleração da atividade econômica no verão e nos próximos meses, com fraqueza contínua na indústria e diminuição do ímpeto nos serviços, apesar de uma forte temporada de turismo em muitas partes da Europa”, disse.

A Alemanha, a maior economia da Europa, encolherá 0,4% este ano, segundo a previsão da Comissão, que revisou para baixo a previsão de crescimento de 0,2% de maio. No próximo ano, o crescimento alemão também será mais lento, a uma taxa de 1,1% em vez da de 1,4% prevista anteriormente.

A Itália e a Holanda também crescerão mais lentamente este ano, segundo a Comissão, prevendo uma expansão do PIB de 0,9% e 0,5%, respectivamente, em comparação com 1,2% e 1,8%, antes.

No entanto, a França e a Espanha crescerão mais rápido do que o esperado anteriormente em 2023, segundo a Comissão, projetando uma expansão de 1,0% e 2,2% respectivamente, em vez de 0,7% e 1,9% previstos antes.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.