As promoções na Black Friday são oportunidades para lojistas venderem mais e consumidores conseguirem comprar o que estavam planejando.
Mas para conseguir encontrar as melhores ofertas, é preciso se organizar e usar serviços como aliados.
Confira neste artigo como planejar suas compras usando ferramentas de monitoramento e estratégias para não cair em ofertas falsas.
Finclass com 50% de desconto! Realize seu cadastro gratuito para ter acesso VIP à Black Friday
Tópicos do artigo “Como achar as melhores promoções na Black Friday”
Neste texto, você vai ler sobre:
-Ferramentas para monitorar preços na Black Friday;
-Como garantir que a promoção é verdadeira;
-Dicas para aproveitar os descontos de forma inteligente;
-Pesquise opções de crédito para aproveitar a Black Friday.
Ferramentas para monitorar preços na Black Friday
A Black Friday de 2024 acontece dia 29 de novembro, mas as ofertas começam a ser antecipadas já no início do mês por diferentes marcas.
Para potencializar as chances de encontrar as melhores promoções, existem ferramentas focadas em monitorar preços.
Saiba quais são algumas das mais populares e úteis para monitorar preços na Black Friday:
–Buscapé: O Buscapé é um dos comparadores de preços mais conhecidos do Brasil. A plataforma permite que se busque por produtos e acompanhe a variação de preços ao longo do tempo.
Além disso, o site oferece uma extensão para o navegador que avisa se o preço de um item caiu ou se está mais caro do que o normal.
–Zoom: O Zoom é outro site de comparação de preços que é muito útil durante a Black Friday. Ele permite que o consumidor acompanhe a evolução do preço de um produto e ainda oferece a possibilidade de criar alertas para ser notificado quando o preço de um item atingir o valor desejado.
–JáCotei: Segundo a empresa, a JáCotei oferece o serviço de monitoramento de preços e mostra em forma de cotação mais de 100 milhões de ofertas de empresas e marketplaces do Brasil. O site também permite criar uma lista de desejos e alerta de preços no JáCotei.
–Google Shopping: O próprio Google, maior site de busca do mundo, tem um espaço dedicado para pesquisa de produtos e preços.
O Google Shopping também pode ser uma excelente ferramenta para monitorar preços, já que permite buscar produtos em várias lojas online ao mesmo tempo. Você pode ver os preços e promoções oferecidas por diferentes varejistas e filtrar por desconto, forma de pagamento, etc.
–Bondfaro: O site Bondfaro foi um dos pioneiros entre os buscadores de ofertas de produtos e trabalha, hoje, com tecnologia para oferecer busca e monitoramento de preços de diferentes produtos no Brasil.
Como garantir que a promoção é verdadeira
Apesar de todas as oportunidades de um período com produtos vendidos a preços atrativos, é preciso muita pesquisa e análise para garantir que aquela promoção de Black Friday é verdadeira.
Além de descontos ilusórios, há o risco de que o consumidor caia em golpes, especialmente no ambiente digital.
Por isso, confira algumas formas práticas de evitar armadilhas e golpes e saber como comprar na Black Friday com segurança:
–Compare os preços anteriores: antes da Black Friday, pesquise o preço normal do produto em várias lojas. Com as indicações do tópico anterior, é possível usar ferramentas de monitoramento, por exemplo.
Durante as promoções, verifique se o desconto é real em relação ao valor histórico do produto. Se o desconto for muito grande, desconfie, pois pode ser apenas um preço inflacionado previamente para fazer a promoção parecer imperdível.
–Verifique a reputação da loja: compre em sites confiáveis e de marcas reconhecidas. Se a loja for desconhecida, pesquise sobre ela em sites de avaliação, como Reclame Aqui ou no próprio Google Business da empresa, onde constam avaliações de consumidores.
Assim, é possível verificar a experiência de outras pessoas. Neste sentido, é melhor desconfiar de lojas criadas muito recentemente ou com pouca presença online.
–Leia as condições da promoção: certifique-se de que as promoções são claras e transparentes, especialmente em relação a condições como prazos, limites de estoque ou outros requisitos que podem dificultar o aproveitamento do desconto.
Também é válido confirmar se há possibilidade de troca ou garantia do produto, por exemplo.
–Fique atento aos recursos de segurança digital da loja: se fizer compras online, é necessário tomar uma série de cuidados antes de inserir seus dados ou meios de pagamentos. Alguns deles são: verificar se a empresa usa o “https” na URL.
Um site seguro deve começar com “https://” em vez de apenas http://, porque o “s” no final significa “seguro”. Também na barra onde aparece o endereço do site da loja, o consumidor pode procurar o ícone de cadeado.
Em sites seguros, esse ícone aparece à esquerda da URL e indica que a conexão é segura e que o site utiliza um certificado válido.
Dicas para aproveitar os descontos de forma inteligente
-Confira algumas orientações sobre como planejar suas compras para economizar de forma eficaz:
–Ative os alertas de preço com antecedência: sempre que possível, configure alertas para ser notificado sobre quedas de preço. Isso ajudará a garantir que você compre o produto pelo melhor preço possível.
–Verifique o histórico de preços: muitas dessas ferramentas oferecem gráficos que mostram como o preço de um produto variou ao longo do tempo. Use esses dados para determinar se o desconto da Black Friday é realmente vantajoso.
–Compare várias lojas: Não fique preso a um único site. Compare preços em diferentes plataformas e leve em consideração os custos de frete e prazos de entrega.
-Tenha planejamento: outra dica valiosa é lembrar de se planejar financeiramente e evitar que os gastos extrapolem o orçamento para não comprometer as finanças.
(Com Estadão Conteúdo)