Home Ciência e Tecnologia Como colocar senha nos aplicativos

Como colocar senha nos aplicativos

As senhas impedem o acesso não autorizado aos aplicativos

por Blog do Serasa
0 comentário

As senhas ajudam a proteger informações pessoais e privadas armazenadas nos aplicativos. Isso é particularmente importante em aplicativos com dados sensíveis, com informações bancárias, mensagens pessoais, fotos ou documentos confidenciais. Assim, colocar senha nos aplicativos é uma atitude preventiva importante.

As senhas impedem o acesso não autorizado aos aplicativos. No caso de roubo, a senha ajuda a evitar o acesso aos dados pessoais.

Em aplicativos de serviços financeiros, como bancos ou carteiras digitais, a senha é essencial para proteger as transações financeiras e dados bancários.

Em ambientes corporativos, muitos aplicativos e dispositivos exigem senhas para proteger informações confidenciais da empresa. Isso ajuda a garantir acesso a determinados recursos apenas a funcionários autorizados.

Como colocar senha nos aplicativos Android

Para adicionar uma senha a aplicativos no Android, é possível seguir diferentes caminhos, dependendo das opções oferecidas pelo próprio sistema operacional ou por aplicativos de terceiros. Confira algumas maneiras comuns de proteger os aplicativos no Android:

  1. Usar recursos integrados do AndroidAlguns dispositivos Android vêm com opções integradas para bloquear aplicativos. Essa funcionalidade pode ser encontrada nas configurações de segurança ou privacidade.●      Vá em “Configurações” no dispositivo Android.●      Procure por “Segurança”, “Bloqueio de Tela” ou “Privacidade” nas configurações, dependendo do modelo do seu dispositivo.●      Algumas opções podem incluir “Bloqueio de Aplicativos” ou “Pastas Seguras”, onde é possível escolher quais aplicativos deseja proteger. 
  2. Usar aplicativos de bloqueio de aplicativosExistem vários aplicativos terceiros disponíveis na Google Play Store com a função de adicionar uma camada extra de segurança aos aplicativos. Alguns exemplos incluem AppLock, Norton App Lock, entre outros.●      Baixe e instale um aplicativo de bloqueio de aplicativos da Google Play Store.●      Configure o aplicativo conforme suas preferências, adicionando os aplicativos a serem protegidos e definindo uma senha ou método de desbloqueio. 
  3. Configurar controle parentalNo caso de o dispositivo pessoal ser usado por crianças ou outras pessoas da família, o controle parental pode ser uma opção útil de segurança e privacidade.●      Vá para “Configurações” > “Usuários e contas” > “Controle parental”.●      Configurar restrições específicas para os usuários, incluindo o bloqueio de aplicativos. 
  4. Autenticação de dois fatores (2FA):Alguns aplicativos oferecem autenticação de dois fatores como uma opção adicional de segurança. Ative a 2FA nos aplicativos com essa funcionalidade para adicionar uma camada extra de proteção além da senha.Lembre-se: a disponibilidade dessas opções pode variar dependendo da versão do Android e do fabricante do dispositivo. Certifique-se de adaptar as instruções conforme necessário para seu dispositivo específico.

Como colocar senha nos aplicativos iPhone

No iOS, o aparelho tem como regra o bloqueio de tela por biometria facial ou mesmo por senha, com bloqueio por inatividade. Porém, se um criminoso obtiver a senha, poderá acessar mesmo sem a biometria. Uma forma de aumentar a segurança no telefone Apple é por meio da funcionalidade nativa chamada “Tempo de uso” (Screen Time), por meio da qual é possível configurar restrições de uso de aplicativos e conteúdo no dispositivo. O tempo de tela pode ser usado para definir um código de acesso para restringir o acesso a aplicativos específicos. Saiba como configurar senha para aplicativos no iPhone:

  • ●       Abra a opção “Ajustes” no iPhone.
  • ●       Toque em “Tempo de Uso” (ou “Screen Time”, dependendo da versão do iOS).
  • ●       Toque em “Bloquear Ajustes do Tempo de Uso” e defina um código de acesso de quatro dígitos. Confirme o código novamente quando solicitado.
  • ●       Em seguida, vá para “Limite de Apps”.
  • ●       Clique em “Adicionar Limite”
  • ●       Escolha o aplicativo que deseja bloquear com uma senha.
  • ●       Configure um tempo de uso diário para o aplicativo.
  • ●       Agora, vá para “Conteúdo e Privacidade”, Toque em “Ativar Restrições” e depois em “Restrições de Conteúdo”.
  • ●       Role para baixo até encontrar a seção “Aplicativos Permitidos”.
  • ●       Desative a opção “Todos os Aplicativos e Categorias” e marca “Não permitir”.
  • ●       Em seguida, vá para a seção “Não Permitir Estes Aplicativos” e toque no aplicativo que deseja bloquear.
  • ●       A partir de agora, o aplicativo estará bloqueado e só poderá ser acessado inserindo o código de acesso do tempo de tela configurado.

O processo pode variar ligeiramente dependendo da versão específica do iOS no dispositivo. Certifique-se de verificar as opções disponíveis na versão do sistema operacional instalado no aparelho.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.