Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Empresas Como comprar imóveis da Caixa à venda

Como comprar imóveis da Caixa à venda

Esses imóveis são disponibilizados para venda com descontos e, por isso, representam uma boa oportunidade para quem busca uma casa para morar ou investir

por Blog do Serasa
Imóveis

Quem está em busca de comprar casa, apartamento, terreno ou sala comercial precisa entender como aproveitar as oportunidades e adquirir os imóveis da Caixa à venda.

Flávio Augusto Quadrado 2

Neste artigo, entenda como funcionam os leilões imobiliários do banco e saiba como participar e conseguir adquirir uma propriedade com descontos que podem chegar a 90%. 

<<< Quer começar a estudar finanças com o pé direito? Clique aqui >>>

O que são imóveis da Caixa à venda e como funcionam os leilões?

Os imóveis da Caixa à venda ou leilões da Caixa são propriedades que a Caixa Econômica Federal adquiriu por meio de inadimplência ou que foram doadas ao banco.

Esses imóveis são disponibilizados para venda com descontos e, por isso, representam uma boa oportunidade para quem busca uma casa para morar ou investir.

O funcionamento da compra de imóveis da Caixa depende da modalidade escolhida. Confira as possibilidades que existem:

Flávio Augusto Quadrado 2

Venda online e venda direta online

A propostas são realizadas, exclusivamente, na página do imóvel de interesse. Clique aqui e localize o imóvel. Você insere o valor da oferta nos campos “Valor mínimo de venda” ou “Valor mínimo de venda à vista”.

Na cartilha “Imóveis CAIXA – Como comprar?”, você encontra o passo a passo para fazer seu cadastro e efetuar uma proposta.

Leilão e Licitação Aberta

As vendas são realizadas exclusivamente online, diretamente nas plataformas dos leiloeiros, conforme dias e sites informados nos editais, disponíveis na descrição dos imóveis.

Licitação Fechada

Quando o imóvel estiver à venda em licitação fechada, é necessário formalizar a sua proposta por escrito em um formulário na agência da Caixa, fazer um depósito-caução de 5% do valor do imóvel que você deseja comprar e entregar tudo em um envelope lacrado no local indicado no edital.

Como encontrar imóveis da Caixa disponíveis para compra?

A Caixa possui uma página exclusiva para a venda dos imóveis que possui. Para encontrar as oportunidades disponíveis no momento, basta acessar o site e fazer a busca por estado, cidade e características do bem que procura.

O site com os imóveis da Caixa à venda é o:

https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/imoveis-venda/Paginas/default.aspx

Leilão de Imóveis, aluguel
(Imagem: Freepik/@freepik)

Quais as vantagens de comprar um imóvel da Caixa à venda?

As principais vantagens de adquirir uma propriedade imobiliária por meio da Caixa são:

-Preço mais baixo, com descontos que podem ser 90% menores;

-Proposta digital, sem sair de casa, nas modalidades de leilão, licitação aberta e venda on-line;

-É possível financiar muitos desses imóveis (não todos, confira o edital do bem escolhido);

-Auxílio de corretor credenciado ou imobiliária para encontrar o imóvel ideal e prestar suporte em todas as etapas do processo, sem nenhum custo;

-No Leilão e Licitação aberta você seleciona uma imobiliária para assessoramento e, na Venda Online e Venda Direta Online, ela poderá atuar na intermediação de venda ou assessoramento.

-Nas modalidades de venda online e licitação aberta, as despesas de condomínio e IPTU até a data da venda são de responsabilidade da Caixa (a condição não é válida caso o comprador seja o responsável pelos débitos existentes ou se a aquisição do imóvel tiver ocorrido via 1° ou 2° leilão).

Quem pode participar da venda de imóveis da Caixa?

Podem participar do processo de venda online de imóveis Caixa:

-Pessoas físicas maiores de 18 anos (existem alguns impedimentos listados nos Editais de Leilão/Licitação Aberta ou Fechada e nas Regras da Venda Online. É preciso consultar para verificar se você está apto ou não a participar);

-Pessoas físicas maiores de 16 anos e menores de 18, desde que emancipados, exceto impedimentos listados nos Editais de Leilão/Licitação Aberta ou Fechada e nas Regras da Venda Online;

-Pessoas Jurídicas domiciliadas ou estabelecidas em qualquer localidade do território nacional, por meio de seus representantes legais (é vedada a participação Microempreendedor Individual (MEI), em razão da proibição legal da aquisição de bens por tais empresas).

Passo a passo para participar de um leilão da Caixa

Os leilões da Caixa funcionam da seguinte maneira:

Cadastro: primeiro, é preciso se cadastrar no site oficial da Caixa ou na plataforma do leiloeiro designado. Esse cadastro é necessário para participar do leilão.

Pesquisa: após o cadastro, basta pesquisar os imóveis disponíveis, verificando detalhes como localização, valor inicial, condições do imóvel e documentos necessários.

Oferta: quando encontrar um imóvel de interesse, faça uma proposta pelo site. As propostas são feitas de forma digital e é possível acompanhar o andamento da disputa em tempo real;

Avaliação: as propostas são avaliadas e, no final do leilão, o maior lance vence o imóvel.

Pagamento e transferência: após vencer o leilão, é preciso efetuar o pagamento conforme as condições estabelecidas no edital e proceder com a transferência da propriedade.

Conglomerado de imóveis
(Imagem: Freepik/ @wirestock)

    Quais são as formas de pagamento dos imóveis da Caixa à venda?

    Cada imóvel possui as suas próprias condições de pagamento, devendo ser observada a informação constante na página do imóvel ou no edital de licitação ou leilão.

    O pagamento deverá ser realizado por meio do boleto obtido na área restrita do proponente vencedor, no website: www.CAIXA.gov.br/imoveisCAIXA, opção “Meus Resultados”, após a homologação da venda, ou no ato da apresentação da proposta, nos casos de Venda Direta Online.

    Os interessados que desejarem contar com financiamento ou utilizar recursos da conta vinculada do FGTS deverão realizar análise de risco de crédito e enquadramento da operação de financiamento previamente até a data da apresentação das propostas, a fim de evitar o cancelamento da venda.

    Cuidados importantes antes de adquirir um imóvel por leilão

    Comprar imóveis via leilão é seguro, desde que a aquisição seja feita por meio de agentes seguros, como no caso da Caixa.

    Ainda assim, é preciso sempre tomar uma série de cuidados para efetuar a compra com tranquilidade. Os principais deles são:

    -Verificar a regularidade do imóvel;

    -Consultar a matrícula no cartório de registro de imóveis para conferir se há pendências, como hipotecas, penhoras ou outros ônus;

    -Certificar-se de que não há débitos de IPTU e taxas municipais;

    -Analisar o edital com atenção;

    -Visitar o imóvel, se possível (na Caixa não existe previsão de disponibilização de chaves para visitação dos imóveis, mas pode ser possível dependendo do caso);

    -Considerar despesas adicionais, como: taxa de leiloeiro, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), despesas com escritura e registro ou até mesmo honorários de advogados;

    -Verificar antes de dar o lance se possui o dinheiro disponível ou se o imóvel em questão aceita financiamento (neste caso, lembre-se de solicitar o crédito antes, para ter certeza da aprovação na análise de crédito);

    -Acompanhar o processo com atenção, para garantir que todas as etapas sejam cumpridas corretamente, desde a proposta inicial até o pagamento final e a posse do imóvel;

    -Ter conhecimento claro dos seus direitos e deveres.

    Como financiar imóveis da Caixa

    Se o imóvel que você irá adquirir aceita financiamento imobiliário, confira os passos para fazer o processo com segurança:

    Simulação Inicial. Realize uma simulação online fornecendo seus dados pessoais para obter uma estimativa da prestação, prazo e condições de financiamento.

    Avaliação de Crédito. Apresente a documentação necessária aos correspondentes bancários ou ao gerente na agência. Nesta etapa, a Caixa avalia as possibilidades de utilização do seu FGTS e determina o tipo de crédito mais adequado ao seu perfil.

    Vistoria Técnica. Após a análise documental, a Caixa realiza uma avaliação in loco do imóvel para determinar seu valor de mercado e condições de habitabilidade.

    Formalização do Contrato. Com a aprovação da vistoria técnica, procede-se à assinatura do contrato na agência. O registro do contrato no cartório de imóveis é necessário para a liberação do crédito.

    Início dos Pagamentos. As parcelas mensais do financiamento são pagas conforme o prazo estabelecido no contrato. O pagamento pode ser feito por débito automático ou boletos, disponíveis no site ou aplicativo Habitação Caixa.

    Administração do Financiamento. Durante o período do financiamento, é possível realizar ajustes como amortizações extras para redução do saldo devedor ou solicitar pausas temporárias no pagamento das prestações. Estas opções estão disponíveis via Internet Banking, site da Caixa ou diretamente na agência.

    Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

      Dinheirama

      O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

      © 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

      O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

      O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.