dinheirama-post-como-dar-primeiro-passo-sucessoMuitos meses planejando, pensando nos detalhes, tentando deixar o projeto perfeito antes de ser executado. Entenda projeto como qualquer coisa importante, para você ou para sua empresa, que você for fazer.

Algum produto novo a ser lançado na sua empresa é um projeto. Entrar na academia para ficar em forma para o verão é um projeto (o tal “Projeto Verão”). Cuidar de sua vida financeira com o objetivo de realizar um sonho é um projeto.

Algumas vezes, no entanto, demoramos muito para começar a concretizar os nossos projetos. Passamos tanto tempo na fase de planejamento que acabamos esquecendo do mais importante: executar.

Planejar, esperar ou lançar?

Pensemos em um aplicativo que um grupo de jovens está desenvolvendo para lançar no mercado. Seria conveniente que essa equipe investisse 3 meses fazendo pesquisa de mercado para saber se existe um público para o produto em questão? Acho que não.

A Internet fez com que as coisas passassem a mudar muito rápido, especialmente hoje em dia. Depois de 3 meses de planejamento, muitos dados que foram obtidos mudarão – o conjunto observado poderá ser invalidado, o mundo será outro.

O que fazer? Acredito que a equipe em questão deveria desenvolver o protótipo e colocar no mercado para testar na prática se a “ideia cola”, se o projeto é viável.

Aconteceu comigo…

Comecei escrever meu blog “Papo de Empreendedorismo” em meados de 2011. Despertei meu interesse por empreendedorismo e resolvi buscar conhecimento, ler bastante sobre o assunto e compartilhar conhecimento através da Internet.

Em 2012, eu decidi começar a falar de empreendedorismo através de vídeos. Levei um bom tempo na fase de planejamento, pensando em como filmar, qual configuração usar, essas coisas. Meu primeiro vídeo foi publicado em agosto de 2012. Não tinha certeza se estava bom ou não, se a edição estava bem feita, se fui claro no que queria dizer, mas publiquei mesmo assim.

Independentemente de estar muito bom ou não, fui lá e fiz. O que ficou foi a experiência, o aprendizado e aquele gostinho de “eu comecei”. O primeiro passo é sempre muito difícil. Ainda mais quando se faz algo novo, que ainda ninguém fez, onde não há em que se basear.

Outra experiência parecida, e mais recente, aconteceu com minhas músicas. Já tinha um tempo que eu vinha passando para o papel alguns pensamentos e reflexões. Decidi transformar esses pensamentos e reflexões em música.

Desta vez, resolvi ser mais rápido. Não passei muito tempo apenas planejando, mas fazendo. Todos os dias abria o software e gravava alguma melodia. Fui fazendo testes para ver qual melodia ficava bacana com a letra. Até que gravei primeiramente seis canções e as deixei disponíveis para reprodução e download gratuito na Internet.

Sucesso pra mim é…

Acredito que o sucesso seja como um conjunto de engrenagens, que precisa de torque para começar a funcionar. Quanto mais esforço você faz, mais o conjunto ganha inércia e ganhar velocidade vai ficando mais fácil.

Mas, quanto mais rápido o conjunto gira, maior a responsabilidade. É preciso manter o conjunto de engrenagens lubrificado e sempre continuar aplicando forças para que o conjunto não pare de funcionar.

Como jovem empreendedor, estou na fase de aplicar os primeiros N.m nas engrenagens da minha vida. (N.m significa Newton-metro, unidade de medida de torque. Sim, eu faço Engenharia). E, sim, essa metáfora se aplica a qualquer ramo da vida.

Planeje seu projeto, pense nos detalhes, mas o mais importante é: comece! Se for para errar, erre logo e aprenda com seus erros. Não fique esperando o momento certo. Aliás, tenha em mente que o momento certo é sempre agora. Comece a girar o seu conjunto de engrenagens e deixe ele ganhar inércia.

Porque, afinal de contas, o primeiro passo para o sucesso é sempre o mais importante. Que tal? Concorda? Deixe suas opiniões no espaço de comentários. Valeu e até a próxima.

Foto gear to success, Shutterstock.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários