Home Carreira Como fazer marketing com eficiência gastando pouco?

Como fazer marketing com eficiência gastando pouco?

por Ricardo Pereira
0 comentário

Um problema com o qual muitas empresas se deparam é a necessidade de adequar o orçamento apertado e manter a visibilidade de sua marca no mercado.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que os gastos com o marketing de sua empresa não devem ser considerados apenas como custos, mas também como investimentos, pois existe grande possibilidade de aumento nas vendas quando o trabalho de marketing é realizado com sucesso.

Atualmente, as mídias mais utilizadas ainda são aquelas consideradas tradicionais, como o jornal, as revistas, a TV e o rádio. Quando se busca investir no marketing por meio dessas mídias, o investimento necessário ainda assusta, mas existem maneiras alternativas eficientes de fazer uma ampla propaganda com relação a seu serviço/produto/marca sem ultrapassar seu orçamento.

A internet é uma das boas oportunidades, já que no atual cenário muitas campanhas de sucesso já se tornaram cases de sucesso, com investimentos modestos. Outra alternativa é a utilização da criatividade, que muitas vezes acaba ficando para trás, principalmente para quem fica preso nos modelos tradicionais.

Para promover um debate mais amplo sobre o tema, trago algumas sugestões para que sua empresa possa investir em marketing sem gastar muito. Acompanhe:

1. Ofereça uma degustação gratuita

Deixar que as pessoas entrem em contato com o seu serviço ou produto antes da compra em si, além de diminuir a possibilidade de insatisfação, também aumenta a chance de venda.

Portanto, pense na possibilidade de disponibilizar um material gratuito, uma aula grátis ou a chance de o cliente usufruir do seu serviço gratuitamente por alguns dias. Isso pode atrair e fidelizar muitos clientes.

2. Aposte em mídias sociais

Marcar presença em redes sociais como Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram ou Snapchat é uma boa dica, pois além de divulgar sua marca na internet (que é um dos meios mais eficientes de captação de clientes), ainda permite a interação direta de sua empresa com seus consumidores.

Mas para que isso funcione bem, mantenha suas mídias sociais sempre ativas e procure produzir conteúdo relevante. Apostar na contratação de agências especializadas em desenvolver layout e/ou conteúdo de blogs e sites também permite ações de marketing eficientes.

Leitura recomendada: 8 Dicas para explorar o potencial das redes sociais nos negócios

3. Desenvolva um programa de fidelidade

Programas de fidelidade fazem com que o cliente se torne mais leal à marca. Oferecer benefícios em troca da utilização de seus serviços ou compra de seus produtos faz com que o cliente não veja vantagem em procurar a concorrência.

Campanhas de indicação também podem ser bem úteis. Oferecer, por exemplo, 30% de desconto a quem indicar um amigo para conhecer sua marca pode multiplicar o número de seus clientes e elevar as vendas. É claro que estas políticas precisam fazer sentido do ponto de vista financeiro, portanto atenção a esse aspecto para também ter uma operação lucrativa.

4. Faça e-mail marketing

Criar e enviar mensagens com novidades, promoções, notícias, descontos exclusivos por e-mail, entre outras coisas, pode ser uma ferramenta muito útil na fidelização de clientes. Nos últimos tempos, muita tecnologia surgiu para substituir o e-mail, mas ele continua tendo um grande peso.

Por isso, procure criar uma lista de e-mails inteligente e bem tratada para realizar esse tipo de marketing. Vale dizer que existem no mercado empresas especializadas na captação e criação deste tipo de ação.

Antes de tudo isso, faça o básico

É de suma importância lembrar que, independentemente do tipo de marketing que você resolver implantar em sua empresa, você deve preocupar-se em analisar o contexto de seu negócio, sua localização, posicionamento enquanto empresa e, acima de tudo, seu público-alvo.

Tendo estas informações em mente, será muito mais fácil escolher o tipo de marketing que você quer utilizar e adequá-lo ao seu negócio. Dessa forma você pode captar muito mais clientes e colocar a sua marca em evidência no mercado sem precisar estourar o seu orçamento.

Leitura recomendada: 5 Dicas Para Criar um Negócio Online de Sucesso

Conclusão

É cada vez mais importante entender as pessoas para as quais destinamos nossos produtos e serviços. Uma estratégia de marketing alinhada com essas necessidades especificas é fundamental.

O Instituto Endeavor, que promove o empreendedorismo no Brasil, tem três eBooks gratuitos sobre o tema que podem ajudá-lo nesse desafio de construir uma estratégia de marketing de sucesso, confira:

Como sempre, apostar no conhecimento é uma ótima chance de manter-se atualizado sobre novas práticas no mercado e, principalmente, entender o comportamento e as necessidades das pessoas em geral. Boa sorte e até a próxima!

Foto “SEO concept”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.