Se você ainda não leu os artigos anteriores desta sequência, aqui estão os links:

No artigo anterior, expliquei com uma série de imagens o que são canais. Na minha opinião, eles estão entre as melhores formações gráficas que temos na análise técnica.

Neste artigo irei mostrar mais alguns exemplos reais de recomendações por canais.

Em destaque, nos círculos em azul, vemos os pontos onde ocorreram oportunidades de compra pelo Ibovespa ao atingir a paralela dos canais.

O primeiro toque serve para mensurar o canal. Os seguintes já servem como indicação da alta. Veja este canal de baixa da nossa bolsa pelo Ibovespa de 2010 a 2015:

Como identificar as oportunidades na bolsa de valores (parte 4)

O rompimento do canal efetuado no final de julho de 2016 também sinalizou compra:

Como identificar as oportunidades na bolsa de valores (parte 4)

Nas ações, os canais também funcionam muito bem. Eu não preciso ir muito longe para mostrar um ótimo (e recente).

Pegamos a ação mais negociada da nossa bolsa e vimos uma ótima indicação de compra, efetuada pela quebra do canal de baixa em ITUB4 (início de julho de 2016):

Como identificar as oportunidades na bolsa de valores (parte 4)

Canais para day trade, curto e médio prazo

Não é só para operações de curto e médio prazo que esta ferramenta funciona.

Seguem exemplos recentes de operações de day trade, sinalizadas com o canal, e que recomendamos ao vivo no programa Ponto a Ponto da Rico.com.vc.

Mini índice (WINFUT) em 12.09.16, com regiões de compras em azul e regiões de vendas em vermelho:

Como identificar as oportunidades na bolsa de valores (parte 4)

No próximo artigo mostrarei mais exemplos reais e recentes de operações recomendadas por ferramentas da análise técnica.

Acompanhe você também nossas salas ao vivo, que são inteiramente gratuitas e com muita interação e aulas diárias durante o pregão! Um abraço, ótimos investimentos, e até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Leandro Martins
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários