Home Comprar ou Vender Como os analistas enxergam o resultado do Assaí?

Como os analistas enxergam o resultado do Assaí?

O Assaí registrou um crescimento de vendas líquidas de 15,5% em base anual, em linha com o esperado pelo Bradesco BBI

por Rafael Borges
0 comentário
Assaí

No quarto trimestre de 2023, o Assaí (ASAI3) divulgou seus resultados financeiros, com o lucro líquido recuando 26,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 297 milhões de reais.

Esses números geraram análises por parte dos especialistas da Ágora Investimentos e Genial Investimentos.

Desempenho

O Assaí registrou um crescimento de vendas líquidas de 15,5% em base anual, em linha com o esperado pelo Bradesco BBI. A receita líquida da empresa atingiu 18,4 bilhões de reais, com as vendas mesmas lojas subindo 2,9% na base anual.

Desempenho das ações do Assaí em 12 meses

O lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado avançou 22,6%, totalizando 1,44 bilhão de reais, e a margem Ebitda ajustada alcançou 7,8%.

Análises

A Ágora Investimentos observa que o Assaí apresentou resultados mistos neste trimestre. Por um lado, houve indicadores positivos, como o crescimento sólido de vendas de lojas convertidas e o aumento nas transações. Por outro lado, o Ebitda foi impactado pela alta alavancagem e investimentos em expansão.

A empresa reportou um investimento relativamente alto por loja em 2023, o que, juntamente com despesas financeiras líquidas, compensou o maior Ebitda.

No entanto, a visão da Ágora é positiva, esperando uma melhoria na geração de caixa e redução da alavancagem financeira ao longo de 2024.

Para a Genial Investimentos, o processo de desalavancagem do Assaí deve ser acelerado em 2024 devido a uma maior geração de caixa, principalmente devido a fatores como menor nível de Capex, fim dos pagamentos ao Extra e redução da taxa de juros.

A empresa encerrou o pagamento ao Extra em janeiro de 2024, o que deve contribuir para a redução da alavancagem financeira.

A Genial mantém uma visão otimista sobre o Assaí, projetando uma trajetória positiva ao longo do ano.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.