Saber como rastrear um celular pelo Google (GOOGL; GOOG; GOGL34) é útil em caso de perda ou roubo do aparelho.
Porém, se o recurso de localização estiver ativado no dispositivo e as configurações do dispositivo apresentarem as permissões adequadas, será possível fazer esse rastreio.
Como rastrear o celular pelo Google
O serviço de localização é o meio usado pelo Google para rastrear o celular.
Nesse caso, é preciso ter as configurações adequadas do dispositivo para a situação de rastreamento a fim de que o serviço possa ser utilizado. Saiba como fazer:
Ative a localização no celular
Certifique-se de ter o recurso de localização ativado no celular a ser rastreado. A permissão pode ser concedida nas configurações do dispositivo, na seção “Localização” ou “Segurança e Localização”.
Ative o histórico de localização no Google
No mesmo dispositivo, certifique-se de ter o histórico de localização ativado nas configurações da conta do Google. Vá para Configurações > Google > Conta do Google > Dados e Personalização > Atividade na Web e de apps > Histórico de Localização.
Acesse o Google Maps
Abra o Google Maps no navegador da web ou no aplicativo.
Faça login com a conta Google
Certifique-se de estar logado na mesma conta do Google associada ao celular apto a rastreamento.
Acesse a opção “Seu Cronograma” ou “Seu Histórico de Localização”
No Google Maps, acesse “Seu Cronograma” ou “Seu Histórico de Localização” para ver as informações de localização associadas à conta.
Selecione a data e a hora e visualize a localização
Escolha a data e a hora específicas para visualizar o histórico de localização do celular. Em seguida, será possível ver os locais onde o celular esteve durante o período selecionado.
Atenção: o rastreamento de um celular pelo Google só funciona se a função de localização estiver ativada no dispositivo e se a conta do Google associada a esse celular tiver permissões adequadas para acessar essas informações.
O serviço de rastreamento de celular pelo Google funciona?
O serviço de localização do Google pode ser eficaz para rastrear a localização de um dispositivo quando a função de localização estiver ativada e com as permissões necessárias.
No entanto, há benefícios e potenciais vulnerabilidades associadas ao uso desse serviço. Conheça os pontos a serem considerados ao usar o serviço.
Benefícios de rastrear o celular pelo Google
Localização precisa: o serviço de localização do Google pode fornecer informações de localização bastante precisas, utilizando tanto a rede móvel quanto o GPS do dispositivo.
Histórico de localização: os usuários podem visualizar um histórico de locais visitados ao longo do tempo, isso pode ser útil para diversos fins, como lembrar onde estiveram ou para rastrear atividades.
Encontrar dispositivos perdidos: o serviço pode ser útil para localizar um dispositivo perdido quando o serviço de localização estiver ativado e o dispositivo esteja conectado à internet.
Vulnerabilidades ao rastrear o celular pelo Google
Privacidade: o rastreamento de localização levanta preocupações significativas de privacidade. Os usuários precisam estar cientes, pois as informações de localização estão sendo coletadas e compartilhadas, mesmo que seja para seu próprio benefício.
Permissões do usuário: o rastreamento só é possível se o usuário tiver ativado o serviço de localização e concedido as permissões necessárias. Se essas configurações não estiverem ativadas, o rastreamento não funcionará.
Segurança da conta: a segurança da conta do Google é crucial. Se alguém ganhar acesso não autorizado à conta, pode potencialmente usar o serviço de localização para rastrear o dispositivo e consequentemente a localização do titular do aparelho.
Necessidade de conexão à internet: para rastrear a localização em tempo real, o dispositivo precisa estar conectado à internet. Se estiver offline, o serviço mostrará a última localização conhecida.
Uso responsável: o rastreamento de localização deve ser usado de maneira ética e legal. A prática de rastrear alguém sem o devido consentimento pode ser ilegal e antiética.
Limitações de precisão: em ambientes urbanos densos ou áreas onde o sinal GPS é fraco, a precisão da localização pode ser comprometida.