Home Finanças Pessoais Como receber o Seguro-desemprego em conta corrente (ou poupança)

Como receber o Seguro-desemprego em conta corrente (ou poupança)

por Conrado Navarro
0 comentário
Receber o seguro-desemprego em conta corrente - Mulher com computador

A partir de 24 de julho, será possível receber o Seguro-desemprego em qualquer conta corrente (ou poupança) de sua titularidade.

O trabalhador que quiser receber o seguro-desemprego direto na conta corrente (ou poupança) poderá fazê-lo a partir de 24 de julho de 2020. Receber em conta valerá para o seguro-desemprego nas modalidades trabalhador resgatado, formal, empregado doméstico e qualificação profissional.

Antes desta nova medida, o benefício do seguro-desemprego somente podia ser pago por meio de depósito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal.

Também existia a opção do uso do Cartão Cidadão, com saque nos caixas eletrônicos de autoatendimento da Caixa e o pagamento presencial, também nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento.

Todas as alternativas até então existentes continuam disponíveis, caso você queria usá-las. A novidade agora passa a ser o depósito em qualquer conta corrente de sua titularidade através de TED, facilitando assim o processo para quem já tem conta corrente em outros bancos que não a Caixa.

Guarde dinheiro: Abra sua conta gratuitamente na Grão (clique aqui)

Como receber o seguro-desemprego direto em conta corrente?

Para receber o benefício do seguro-desemprego direto na conta corrente, você terá que solicitar o benefício e informar o tipo de conta (corrente ou poupança), nome e número do banco, código da agência (com dígito verificador) e o número de sua conta bancária (também com dígito verificador).

Você pode fazer a solicitação do seguro-desemprego através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br. Caso prefira, você também pode solicitar o benefício diretamente na unidade de atendimento ao trabalhador de sua cidade.

Posso usar minha conta salário para receber o seguro-desemprego?

Não. Não poderão ser usadas contas do tipo salário, pois nestas variações de conta só os empregadores cadastrados podem realizar depósitos e/ou transferências. São normas do Banco Central.

Receber o seguro-desemprego direto em conta corrente facilita

A inclusão da possibilidade de recebimento do seguro-desemprego via conta corrente em qualquer banco se tornou possível com a publicação da Resolução nº 847/2019, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que admitiu o novo canal de pagamento sem qualquer ônus para o beneficiário.

De acordo com a secretaria, a mudança foi operacionalizada em trabalho conjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Caixa Econômica Federal e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

O objetivo da Resolução é facilitar a retirada do benefício, diminuindo tanto a burocracia quanto a necessidade de deslocamento dos brasileiros, afinal muitos tinham que ir até uma agência da Caixa para retirar o dinheiro.

É muito importante que você se lembre de guardar dinheiro quando conseguir receber o benefício, pois assim terá reserva enquanto busca recolocação.

Aproveite a vantagem de receber o seguro-desemprego direto em conta corrente

Agora que você já sabe que pode receber o benefício do seguro-desemprego direto em sua conta corrente já existente, aproveite esta vantagem caso precise e tenha direito. Evite gastar tempo e dinheiro saindo de casa para resolver isso.

Com a transferência direta via TED, o recurso vai aparecer em sua conta em pouco tempo (dentro de uma hora, em média) e você não precisará enfrentar fila e ainda correr o risco de sofrer algum contratempo. A novidade é bem-vinda e importante, principalmente considerando o momento que vivemos.

Foto: Pexels.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.