Home Ciência e Tecnologia Como restaurar mensagens apagadas no WhatsApp

Como restaurar mensagens apagadas no WhatsApp

O WhatsApp não pode restaurar conversas não salvas porque o histórico de conversas não fica armazenado nos servidores da Meta

por Blog do Serasa
0 comentário
(Imagem: Unsplash/ Dimitri Karastelev)

A necessidade de restaurar mensagens apagadas do WhatsApp pode surgir por várias razões, como a exclusão acidental, perda de dados, troca de dispositivo ou até mesmo a necessidade de recuperar mensagens importantes.

Os usuários devem estar atentos porque há diferenças nos processos de recuperação entre os sistemas operacionais Android e iOS. 

Quando é preciso restaurar mensagens apagadas no WhatsApp?

Há situações nas quais pode ser necessário restaurar mensagens apagadas no WhatsApp. Quando isso acontece, os usuários ficam apreensivos, e é natural.

Muitas vezes as mensagens trocadas tornam-se importantes não apenas na vida social, mas também na vida profissional. Confira as situações mais comuns:

Exclusão acidental: no caso de o usuário apagar uma mensagem ou conversa por engano, pode querer recuperá-la.

O WhatsApp tem sido usado também para acertos e operações de trabalho, de compra, de venda, por isso uma exclusão acidental pode prejudicar os negócios.

Troca de dispositivo: ao mudar de telefone, é possível transferir todas as mensagens antigas para o novo dispositivo. Nesse caso é preciso fazer o backup dos dados antes de fazer a troca de chip para garantir a recuperação integral.

Perda de dados: em alguns casos, pode ocorrer a perda de dados devido a falhas no sistema, atualizações malsucedidas ou outros problemas técnicos. Nesses casos, a recuperação de mensagens pode ser necessária.

Backup e restauração: quando o backup está feito, a recuperação é mais garantida para o caso de reinstalar o aplicativo ou recuperar mensagens após a desinstalação. O usuário poderá usar o backup para restaurar as mensagens.

Lembre-se: para restaurar mensagens apagadas, é necessário ter um backup das mensagens armazenado. O WhatsApp oferece a opção de fazer backup manualmente ou configurar backups automáticos.

Se o backup não foi feito ou está desatualizado, pode não ser possível recuperar todas as mensagens perdidas. 

Como restaurar mensagens apagadas no WhatsApp pelo Android

Antes de restaurar o histórico de conversas, é preciso saber se existe um backup salvo na conta do Google (GOOGLGOOGGOGL34) do usuário. Para conferir, siga o passo a passo: 

Abra o app do Google Drive em seu aparelho e acesse sua conta do Google.

Vá ao menu, clique em “Backups”.

(Imagem: Unsplash/ Adem AY)
(Imagem: Unsplash/ Adem AY)

Se seus backups estiverem salvos no Google Drive, eles aparecerão na lista exibida. Então, será possível solicitar a recuperação.

Depois disso é possível desinstalar e reinstalar o WhatsApp sem perder as mensagens. Quando solicitado, toque em “Restaurar”. No caso de tocar em “Pular”, todas as informações serão perdidas. 

O WhatsApp não pode restaurar conversas não salvas porque o histórico de conversas não fica armazenado nos servidores da Meta (empresa proprietária do WhatsApp).

Além disso, o espaço livre no aparelho Android do usuário precisa ser maior em relação ao tamanho do backup a ser restaurado. O número de telefone utilizado para fazer o backup e restaurá-lo deve ser o mesmo.

Como restaurar mensagens apagadas do WhatsApp no iOS

Antes de restaurar o histórico de conversas, é preciso garantir um backup salvo no iCloud. Para isso, acesse “Ajustes” e confira a última atualização de Backup. Em iCloud, acesse “Backup de dispositivos”. Se precisar, faça nova atualização.

Só então é recomendado iniciar o processo para restaurar o histórico de conversas do WhatsApp no telefone. Para isso, é preciso desinstalar e reinstalar o WhatsApp, depois

(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

confirmar o número de telefone e ID Apple e então tocar em “Restaurar histórico de conversas”.

Também é preciso estar atento ao espaço de armazenamento. Ter espaço livre suficiente no iPhone e no iCloud para restaurar o histórico de conversas é imprescindível.

Caso contrário, antes faça uma limpa na memória de arquivos. O número de telefone utilizado para fazer o backup e restaurá-lo deve ser o mesmo.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.