Home Empresas Companhia aérea de Cuba cancela voos após Argentina se negar a vender combustível

Companhia aérea de Cuba cancela voos após Argentina se negar a vender combustível

A Cubana de Aviación S.A, que opera voos dentro de Cuba e para vários destinos internacionais

por Reuters
0 comentário
Aeronave da companhia Cubana em aeroporto de Santa Cruz, na Bolívia (Imagem: REUTERS/Rodrigo Urzagasti)

Fornecedores de combustível de aviação em Buenos Aires se recusaram nesta semana a vender o produto à companhia aérea estatal Cubana, citando preocupações com as sanções dos Estados Unidos sobre a ilha caribenha, o que causou cancelamentos imediatos de voos, informou na quarta-feira a empresa com sede em Havana.   

A Cubana de Aviación S.A, que opera voos dentro de Cuba e para vários destinos internacionais, afirmou que cancelou viagens nos dias 23 e 24 de abril, além de outros voos contratados por parceiras, o que forçou a empresa a remarcar as passagens ou reembolsar seus clientes.   

“Essa decisão ocorre devido à recusa de fornecedoras de combustível de aviação da República da Argentina de realizar o serviço para a companhia aérea, alegando provisões do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba”, afirmou a empresa.   

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina e o Gabinete da Presidência não responderam imediatamente a pedidos da Reuters para que comentassem o tema.   

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

O embargo comercial dos EUA contra Cuba foi imposto após a revolução de 1959, liderada por Fidel Castro.   

As leis e os regramentos norte-americanos dificultam transações financeiras e a aquisição de bens e serviços por parte do governo cubano. Também aumentam os riscos para as empresas estrangeiras que fazem negócios com a ilha.   

Apesar das sanções, os voos já antigos da Cubana entre Havana e Buenos Aires ocorreram sem grandes dificuldades durante o governo do ex-presidente esquerdista Alberto Fernández, que manteve proximidade com Cuba.   

Mas o atual presidente, Javier Milei, um libertário de extrema-direita que assumiu o poder em 10 de dezembro, é pró-EUA e tem uma postura mais fria em relação a parcerias comerciais com governos esquerdistas, incluindo Brasil e China.   

Cuba tem se mantido calada sobre as relações desde a eleição de Milei.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.