Home Finanças Pessoais Compras impulsivas: como evitar?

Compras impulsivas: como evitar?

Pode ser difícil resistir às compras impulsivas exatamente por virem de um impulso , mas é possível. Será que você consegue passar uma semana sem comprar?

por Blog do Serasa
3 min leitura
Compras no comércio, vendas

Comprar de forma impulsiva, gastar mais do que precisava e se arrepender em seguida é um comportamento muito comum da maioria dos consumidores, sempre gerando um impacto significativo e desnecessário ao final de cada mês.

Para ajudar os consumidores a manterem equilíbrio financeiro durante o mês de agosto, conhecido como um mês infinito, a Serasa preparou uma ação especial.

<<<Você frente a frente com Barsi: MBA tem desconto de R$ 8 mil hoje>>>

Este artigo traz desafios para evitar compras impulsivas e dicas práticas de Natália Cunha, especialista em finanças pessoais e influenciadora parceira da Serasa Influencer Community.

Afinal, agosto é um mês infinito, mas o seu salário não!

Sete dias sem compras impulsivas: você consegue?

Pode ser difícil resistir às compras impulsivas exatamente por virem de um impulso , mas é possível. Será que você consegue passar uma semana sem comprar?

Para quem topar o desafio, a especialista Natália Cunha preparou algumas dicas:

Identifique o que motiva você a querer comprar:

O que você sente quando tem o impulso para comprar algo? Estresse, tédio, frustração, euforia, alegria? É importante reconhecer as emoções por trás das compras.

Tendo ciência da motivação, fica mais fácil tentar mudar esse padrão e efetuar compras mais inteligentes. Assim, quando estiver sentindo alguma dessas emoções, fique alerta para não querer comprar uma coisinha para se distrair ou para se acalmar.

Crie uma lista de itens essenciais e defina regras específicas:

No Bloco de Notas do celular ou no tradicional caderninho, faça uma lista com todos os itens essenciais para comprar no período de sete dias. Pode ser itens de higiene, alimentos ou medicamentos, por exemplo.

Depois, crie regras específicas a serem seguidas para diminuir o consumo impulsivo no período, pelo menos. Evite ir a lojas físicas, silencie aplicativos e lojas nas redes sociais e descadastre listas de e-mails com promoções.

Tente fugir das tentações parta ver se você consegue.

Crie um Diário do Consumidor:

Tenha o hábito de registrar seus sentimentos e desafios que encontrou durante os sete dias. Anote como você se sente ao final de cada dia e o que conseguiu aprender sobre seus próprios hábitos de compra.

Ao final do desafio, reflita sobre sua experiência: conseguiu identificar padrões de comportamento? Ou se sentiu mais no controle das suas finanças? Use essas informações para ajustar seu planejamento financeiro e continuar fazendo escolhas mais conscientes.

    O desafio de sete dias sem compras impulsivas é uma ótima forma de autoconhecimento: entenda suas emoções e hábitos de consumo para não cair nas armadilhas que um carrinho virtual cheio, em um dia não muito bom, pode trazer.

    O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

    © 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

    O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

    O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.