A confiança do consumidor dos Estados Unidos teve leve queda em agosto, uma vez que as expectativas de inflação pioraram ligeiramente, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.
A leitura final de agosto da Universidade de Michigan sobre o índice geral de sentimento do consumidor ficou em 69,5 na sexta-feira, em comparação com 71,6 em julho, e abaixo da leitura preliminar. Economistas consultados pela Reuters previam que o índice permaneceria relativamente estável em 71,2.
Apesar da queda em agosto, o sentimento ainda está muito mais próximo das médias históricas de 86 do que da mínima recorde registrada em junho de 2022.
“Embora as condições de compra de bens duráveis e as expectativas sobre as condições de vida tenham melhorado, a perspectiva econômica de longo prazo caiu cerca de 12% este mês, mas continua mais alta do que há apenas dois meses”, disse Joanne Hsu, diretora das Pesquisas de Consumidores da Universidade de Michigan, em um comunicado.
A leitura da pesquisa sobre as expectativas de inflação para um ano subiu para 3,5% este mês, de 3,4% em julho. A perspectiva de inflação para cinco anos ficou em 3,0% pelo terceiro mês consecutivo, ainda dentro do estreito intervalo de 2,9% a 3,1% em 24 dos últimos 25 meses.
Veja o documento: