A confiança do investidor alemão melhorou de forma inesperada em agosto, disse o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira, mas ainda está em território negativo já que o humor na maior economia da Europa permanece nebuloso.
O índice de confiança econômica do ZEW subiu para -12,3 pontos, de -14,7 pontos em julho. Analistas consultados pela Reuters esperavam que o índice estagnasse em agosto, com uma leitura de -14,7.
O presidente do ZEW, Achim Wambach, disse que a ligeira melhora indica que os investidores esperam que a situação na Alemanha evolua até o final do ano.
Uma perspectiva mais favorável para a economia norte-americana e a antecipação do fim das altas nas taxas de juros na zona do euro e nos Estados Unidos ajudaram a aumentar as expectativas para a Alemanha, acrescentou.
“No entanto, essas expectativas elevadas precisam ser vistas no contexto de uma avaliação significativamente pior da atual situação econômica na Alemanha”, acrescentou.
O índice que mede a situação atual na Alemanha caiu mais do que o esperado em agosto, para -71,3, de -59,5 no mês anterior. Os analistas previam uma leitura em agosto de -63,0.
Os resultados do ZEW de agosto provavelmente prenunciam uma falta de grandes mudanças em outros indicadores de confiança econômica, particularmente o índice de ambiente de negócios do Ifo, que será divulgado na próxima semana, disseram analistas.