Home Economia Confiança do investidor alemão tem queda em julho, mostra ZEW

Confiança do investidor alemão tem queda em julho, mostra ZEW

Os analistas consultados pela Reuters previam uma leitura de 42,3 em julho

por Reuters
3 min leitura
Alemanha

A confiança dos investidores alemães recuou mais do que o esperado em julho, registrando sua primeira queda em um ano e sugerindo que a recuperação da maior economia da zona do euro será instável.

O índice de confiança econômica caiu para 41,8 pontos, de 47,5 pontos em junho, informou o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira. Os analistas consultados pela Reuters previam uma leitura de 42,3 em julho.

“A perspectiva econômica está piorando”, disse o presidente do ZEW, Achim Wambach, atribuindo o declínio a uma queda nas exportações em maio, à incerteza política na França e à falta de clareza sobre o futuro da política monetária do Banco Central Europeu.

O setor industrial da Alemanha está enfrentando dificuldades para sair de uma profunda recessão, com números decepcionantes de encomendas em maio.

“Isso significa que a economia alemã dependerá do consumo privado, que não será capaz de compensar o desenvolvimento moderado da indústria a ponto de registrar um forte crescimento”, disse Thomas Gitzel, economista-chefe do VP Bank.

Em contrapartida, a avaliação da situação econômica atual na Alemanha melhorou ligeiramente, subindo de -73,8 no mês anterior para -68,9.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.