A confiança dos investidores alemães melhorou mais do que o esperado em maio, atingindo seu nível mais alto desde fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, informou o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira.
O índice de sentimento econômico subiu para 47,1 pontos, de 42,9 em abril. Analistas consultados pela Reuters esperavam uma leitura de 46,0 em maio.
Índice ZEW
“Após o crescimento mais forte do que o esperado da economia alemã no primeiro trimestre de 2024, tanto a avaliação da situação atual quanto as expectativas econômicas se tornaram mais favoráveis”, disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.
A avaliação da situação econômica na Alemanha subiu de -79,2 pontos no mês anterior para -72,3 pontos em maio.
Os sinais de uma recuperação econômica estão crescendo, reforçados por uma melhor avaliação da zona do euro como um todo e da China como um importante mercado de exportação, acrescentou Wambach.
“O aumento do otimismo se reflete, em particular, na alta acentuada das expectativas para o consumo doméstico, seguido pelos setores de construção e maquinário”, disse Wambach.
O sentimento dos especialistas do mercado financeiro relativamente ao desenvolvimento económico da zona euro também registou um ligeiro aumento em maio.
Ao atingir 47 pontos, o indicador subiu 3,1 pontos em relação a abril. O indicador de situação para a zona euro também subiu acentuadamente, subindo 10,2 pontos para uma nova leitura de -38,6 pontos.