A confiança econômica da zona do euro caiu pelo quinto mês consecutivo em setembro, embora um pouco menos do que o esperado, uma vez que o humor nos serviços, no varejo e entre os consumidores diminuiu, mas para a indústria melhorou após sete meses de declínio.
A pesquisa mensal da Comissão Europeia, divulgada nesta quinta-feira, mostrou que o sentimento econômico nos 20 países que compartilham o euro caiu para 93,3 pontos em setembro, em comparação com os 93,6 pontos de agosto em dado revisado. Os economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda para 92,5 pontos.
O sentimento na indústria aumentou em relação às expectativas de queda, enquanto que no setor de serviços, o maior da economia da zona do euro, ele caiu, embora não tão acentuadamente quanto o esperado.
As expectativas de inflação entre os consumidores aumentaram pelo segundo mês consecutivo. As expectativas de preços de venda entre os fabricantes também aumentaram, embora apenas ligeiramente em relação a um recorde de baixa de quase três anos atingido em agosto.