Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Conflito no Oriente Médio pode aumentar, alerta assessor de segurança nacional dos EUA

Conflito no Oriente Médio pode aumentar, alerta assessor de segurança nacional dos EUA

Sullivan, que falou a um programa da CBS, disse que os EUA estão concentrados em garantir que a população civil que está saindo de Gaza

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@wirestock)

O assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, alertou no domingo sobre o risco de escalada do conflito no Oriente Médio e disse que os EUA estão tentando encontrar uma passagem segura para os cidadãos americanos saírem de Gaza para o Egito.

Finclass Vitalício Quadrado

Os militares israelenses disseram no domingo que continuariam a permitir que os habitantes de Gaza evacuassem para o sul antes de um esperado ataque terrestre de suas forças na Faixa de Gaza em retaliação aos ataques a Israel por militantes do Hamas há oito dias que mataram cerca de 1.300 israelenses, a maioria civis.

Sullivan, que falou a um programa da CBS, disse que os EUA estão concentrados em garantir que a população civil que está saindo de Gaza tenha acesso a alimentos, água e abrigo, e que possa chegar a áreas seguras.

“Há o risco de uma escalada desse conflito, a abertura de uma segunda frente no norte e, é claro, o envolvimento do Irã”, disse Sullivan. Os Estados Unidos continuam preocupados com as forças de representação e com o Hezbollah do Líbano, disse ele.

(Imagem: REUTERS/Mohammed Salem)

A grande maioria da população de Gaza não tem nada a ver com o Hamas, disse Sullivan em outra rede no domingo, e eles “merecem dignidade, segurança e proteção”.

Ele disse que os EUA não estão interferindo no planejamento militar de Israel, mas estão enfatizando publicamente e em conversas privadas a lei internacional sobre guerra e a necessidade de Israel reconhecer os direitos democráticos.

Finclass Vitalício Quadrado

As autoridades de Gaza disseram que mais de 2.300 pessoas foram mortas, um quarto delas crianças, e quase 10.000 ficaram feridas até o momento. Os hospitais do enclave estão com falta de suprimentos médicos e lutando para lidar com o fluxo de feridos.

Decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de enviar um porta-aviões para a região envia uma mensagem clara de dissuasão “a qualquer ator que queira explorar a situação”, disse Sullivan.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.