Home Finanças Pessoais Conhecimento: o melhor investimento de todos os tempos

Conhecimento: o melhor investimento de todos os tempos

por Conrado Navarro
3 min leitura

Anselmo comenta: “Navarro, em sua opinião qual é o melhor investimento nos dias de hoje? Obrigado“.

Poupar. Investir. Escolher o melhor investimento. Como começar? Eu certamente falei bastante sobre tudo isso aqui no Dinheirama, mas como eu sempre defendo, nunca é demais reforçar (e relembrar). Investir, afinal de contas, é a essência da multiplicação financeira.

Mas, será que existe mesmo o tal “melhor investimento”? Pretendo tratar daquele que é o investimento mais importante, não apenas nos dias de hoje, mas em qualquer tempo. Este investimento tem o objetivo de pavimentar uma estrada que dará a você o acesso a várias fontes de renda.

Com uma renda maior, aí sim você poderá usar o excedente poupado (que será cada vez maior) para realizar os outros tipos de investimentos que indicamos por aqui, como a renda fixa, renda variável, investimentos em startups ou na sua própria empresa.

Conhecimento: este investimento transforma vidas

O melhor investimento de todos os tempos é o conhecimento. Investir em você mesmo, melhorando a sua capacitação, é a forma mais eficaz de garantir uma vida financeira melhor. Este conhecimento é também chamado de capital intelectual.

Você deve realizar este investimento antes de qualquer outro e para sempre, pois nossas vidas financeiras são normalmente iniciadas quando geramos renda através de nosso trabalho (a chamada renda ativa), e isso depende das nossas atividades (que dependem de nosso conhecimento).

Quanto mais conhecimentos específicos você tiver, e quanto mais eles estiverem alinhados com as formas que você escolheu para gerar renda, mais valor você irá gerar para as pessoas jurídicas (empresas) e pessoas físicas (sociedade); você certamente será bem pago por isso.

Assim, quando você trabalha e ganha, por exemplo, R$ 1.000,00, você deve separar imediatamente uns R$ 200,00 para investir em um curso de inglês (ou espanhol) ou em algum curso específico de capacitação profissional para melhorar suas habilidades, que farão você ganhar mais, gerando um ciclo positivo.

Ebook gratuito recomendado: 10 Atitudes para Transformar sua Vida Financeira

Planeje para obter o retorno desejado

Atenção para algo muito importante e que muitas pessoas deixam de fazer. Fique atento: você precisa fazer investimentos na sua capacitação dentro de um plano de recuperação do que foi investido e ainda lucrar a partir dos novos conhecimentos adquiridos.

Um exemplo clássico de uma pessoa que não investe na sua capacitação com planejamento é aquela que faz uma faculdade e, depois de concluir o curso e começar a trabalhar, descobre que não gosta do trabalho e vai fazer outra coisa.

Anos de tempo e milhares de reais perdidos em uma situação ocasianada, na maioria dos casos, por falta de planejamento. Ainda vejo muitos jovens fazendo uma faculdade apenas “por fazer”, para ter um diploma, como se isso fosse garantia de algum bom emprego depois da formatura.

Se você não sabe o que quer fazer da vida, antes de sair gastando dinheiro (seu ou de seus pais) de forma desordenada, o melhor é experimentar alguns tipos de trabalho que você julga interessantes, bem como avaliar o potencial de renda da atividade. Então, com uma visão melhor, você poderá partir para um curso mais longo e com maior investimento de tempo e dinheiro.

Neste período de experimentação profissional, aceite inclusive fazer estágios não remunerados ou atividades voluntárias, pois neste momento o objetivo não é ganhar dinheiro, mas sim tomar uma decisão acertada quanto ao seu futuro profissional.

Lembre-se: você está pagando para obter um conhecimento que precisa oferecer, de alguma forma, uma melhoria na sua qualidade de vida, seja gerando mais renda ou resolvendo algum problema que não envolve dinheiro, mas que facilitará sua rotina de alguma forma.

Pensar em investimento e retorno quando falamos de cursos e treinamentos é algo que poucos fazem de forma certeira, então fique esperto para isso também.

Leitura recomendada: 5 anos para formar qualquer profissional. Será?

Duas formas econômicas de aprender muito

Como conhecimento nunca é demais, minha recomendação é que você crie uma rotina para estar sempre aprendendo algo novo e que seja útil para sua vida pessoal e profissional.

Uma das maneiras de fazer isso de forma econômica é através da leitura de livros nas suas áreas de interesse. Costumo dizer que livros não geram efeitos colaterais, pois o máximo que vai acontecer é você não gostar do conteúdo, mas, ainda assim, terá tido a oportunidade de melhorar suas capacidades cognitivas e de interpretação.

A outra maneira é através das plataformas de MOOC, do inglês Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo). Elas proporcionam aos alunos a possibilidade de realizar vários cursos online e gratuitos; em alguns deles, você poderá realizar uma prova e ter um certificado de conclusão e aprovação.

Gosto disso, pois você pode experimentar um curso antes de pagar para realizar as provas que darão acesso ao certificado, e só fará isso se fizer sentido dentro do seu planejamento de investimento e retorno. Deixo aqui a dica para você conhecer o Veduca, um exemplo disso que acabei de falar.

Leituras recomendadas: Dicas de livros do Dinheirama

Conclusão

Quando você começar a trabalhar e ganhar dinheiro, em vez de ir logo fazendo o financiamento do seu primeiro carro (mesmo sem necessidade), tornando-se “escravo” das prestações, pense antes em investir em você mesmo. Dessa forma, um pouco mais adiante você terá mais recursos financeiros para comprar seu carro à vista, e muito mais.

E se você já trabalha há muito tempo e está “estacionado” no seu emprego, saiba que nunca é tarde para mudar esta situação, mas lembre-se: a responsabilidade pela mudança é sua. Um abraço e até a próxima!

Canal gratuito sobre educação financeira: TV Dinheirama – Aprenda e compartilhe!

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.