Home Empresas Conselho da Petrobras aprova Magda Chambriard como CEO

Conselho da Petrobras aprova Magda Chambriard como CEO

Segundo fato relevante, Chambriard tomou posse em ambos os cargos nesta sexta-feira

por Reuters
0 comentário

A Petrobras (PETR3PETR4) informou que seu conselho de administração aprovou nesta sexta-feira Magda Chambriard como nova presidente-executiva e conselheira da companhia.

Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tomou posse logo em seguida, assumindo a posição deixada na semana passada por Jean Paul Prates, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter decidido pela troca do executivo.

Mestre em engenharia química e engenheira civil pela UFRJ (1979), com especialização em produção de petróleo e gás, ela será a segunda mulher no cargo de CEO da Petrobras. Antes, Maria das Graças Foster foi presidente durante a gestão de Dilma Rousseff.

Chambriard recebeu de Lula a missão de acelerar investimentos no comando da estatal, para que a petroleira seja a principal indutora de emprego e renda no país.

Na última década, a rotatividade de executivos na presidência da Petrobras foi alta. Ela será a décima presidente desde 2012, um período marcado pelo escândalo da operação Lava Jato, que envolveu a petroleira. Boa parte dos executivos foi retirada do cargo após descontentamento sobre a política de preços de combustíveis, especialmente na gestão de Jair Bolsonaro.

Na última terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu que, sob a gestão da nova presidente, a Petrobras deverá cumprir seu plano de investimentos sem surpresas ao investidor, mas também terá a missão de impulsionar a economia do Brasil.

Segundo fato relevante, não é necessária a convocação de assembleia de acionistas para confirmar Chambriard como integrante do conselho de administração.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.