O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) reduziu a taxa de juros dos empréstimos consignados para beneficiários do INSS de 1,97% para 1,91% ao mês, informou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em uma rede social nesta quinta-feira.
A medida para os empréstimos com desconto na fonte de pagamento para aposentados e pensionistas vem após o Banco Central ter reduzido no início de agosto a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 13,25% ao ano.
Para as operações realizadas por meio do cartão de crédito, a taxa máxima passou para 2,83%, de 2,89%. Em nota, o CNPS informou que a decisão foi tomada em reunião extraordinária do conselho, por 14 votos favoráveis e um contrário.
O novo valor da taxa do consignado ainda é superior ao teto de 1,7% que chegou a ser aprovado no início de março pelo conselho, patamar que levou os bancos a suspenderem a oferta dessas operações. Diante do impasse, o CNPS voltou atrás e, ainda em março, elevou o valor máximo do empréstimo para 1,97%.
O CNPS é formado por representantes do governo federal e de aposentados e pensionistas, trabalhadores e empregadores.