Home Mercados Construção: 3 ações que devem surpreender no 4º tri

Construção: 3 ações que devem surpreender no 4º tri

O setor de Construção Civil & Propriedades se prepara para revelar seu desempenho no quarto trimestre de 2023

por Rafael Borges
3 min leitura

O setor de construção civil se prepara para revelar seu desempenho no quarto trimestre de 2023, e as análises do BTG Pactual (BPAC11) apontam para uma série de tendências e expectativas.

No segmento de média/alta renda, os analistas destacam uma surpreendente força nas vendas de imóveis, apesar das altas taxas de hipotecas.

“Portanto, esperamos que os incorporadores aumentem as receitas à medida que suas obras evoluem”, comentam Gustavo Cambauva, Elvis Credendio e Luis Mollo, analistas do BTG Pactual.

As margens brutas devem permanecer estáveis, impulsionando os lucros, embora o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e o fluxo de caixa ainda apresentem fragilidades.

Baixa renda

No cenário de baixa renda, a demanda continua robusta, especialmente impulsionada pelo programa Minha Casa Minha Vida e pelo elevado déficit habitacional.

As empresas listadas estão aumentando os lançamentos e vendas, ganhando participação de mercado no programa.

No entanto, os analistas do BTG Pactual expressam sentimentos contraditórios em relação aos resultados do quarto trimestre de 2023.

(Imagem: freepik/@ freestockcenter)

Empresas como Cury (CURY3), Direcional (DIRR3) e Plano & Plano (PLPL3) devem apresentar fortes ROEs, refletindo o crescimento das vendas e margens brutas sólidas.

Por outro lado, MRV (MRVE3) e Tenda (TEND3) ainda estão em processo de recuperação de lucratividade, sob a pressão do alto endividamento.

Construtoras

A temporada de resultados do quarto trimestre deve destacar o momento positivo para as construtoras de baixa renda, com Cury e Plano & Plano surgindo como principais protagonistas, alcançando um impressionante ROE de aproximadamente 60% e um crescimento significativo do Lucro por Ação (LPA).

No segmento de média/alta renda, a Lavvi (LAVV3) deve se destacar com um ROE impressionante de 26%, enquanto a Melnick Even (MELK3) pode registrar um forte crescimento do LPA.

Além disso, a Cyrela (CYRE3) está posicionada para continuar apresentando resultados sólidos, graças a uma execução operacional impecável.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.