Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Empresas Construtoras estão pagando de 3 a 5 pontos acima da Selic, diz CBIC

Construtoras estão pagando de 3 a 5 pontos acima da Selic, diz CBIC

Durante apresentação à imprensa, ele apontou que a inflação acima da meta continuará gerando não apenas o aperto monetário, mas também afetando as famílias

por Redação Dinheirama
Construção Civil

O ciclo de elevação da taxa básica de juros está encarecendo o financiamento destinado à compra e à produção de imóveis, o que se configura como uma das principais preocupações para o setor neste ano.

Flávio Augusto Quadrado 2

“O ano de 2025, do nosso ponto de vista, será mais desafiador”, afirmou o economista Celso Petrucci, membro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Durante apresentação à imprensa, ele apontou que a inflação acima da meta continuará gerando não apenas o aperto monetário, mas também afetando as famílias, especialmente as de menor renda, com consequências negativas para o mercado imobiliário.

Descubra os melhores investimentos com a maior casa de análise do Brasil (COM 30% DE DESCONTO SÓ NESTE LINK)

Petrucci observou que está menor a oferta de financiamentos bancários, com recursos da caderneta de poupança, para atender as construtoras.

A solução tem sido buscar empréstimos de outras linhas de mercado, em que as taxas estão mais altas.

Com isso, os construtores já estão pagando de 3 a 5 pontos porcentuais acima da Selic para financiar as obras o que vai encarecer o preço dos imóveis.

Flávio Augusto Quadrado 2

Petrucci citou também que há preocupação com custos de mão de obra e de materiais.

Além da demanda aquecida pelo crescimento dos canteiros de obras, esses custos têm oscilado bastante por conta do cenário externo instável, com efeito do câmbio.

(Com Estadão Conteúdo)

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.