dinheirama-post-planejador-financeiroNa minha contínua pesquisa sobre como passar informações relevantes e confiáveis para os investidores que querem maximizar seus retornos e interessados em administrar melhor seu dinheiro, me deparei com um estudo muito interessante realizado no ano passado pela PWC (PriceWaterHouseCoopers) nos Estados Unidos.

O estudo feito com funcionários do setor privado americano concluiu que 51% dos entrevistados não se sentem à vontade para escolher seus investimentos e 52% consideram sua situação financeira preocupante. Não conheço pesquisa semelhante que tenha sido realizada no Brasil, porém presumo que a conclusão não seria mais animadora.

Com base nisso, pensei que seria interessante falar sobre o consultor financeiro, uma figura que não é muito demandada pelos brasileiros, ainda não tem seu valor reconhecido, mas pode ser de grande ajuda.

Quem precisa de consultor financeiro?

  • Aqueles que já acumularam um valor para investir e não sabem como melhor aplicá-lo, de maneira a maximizar o retorno e minimizar o risco, de acordo com seu perfil e preferências;
  • Aqueles que estão com a vida financeira desorganizada, com dívidas e dificuldades para administrar as contas.

Seguem abaixo os diferentes profissionais certificados, nos quais você pode confiar suas questões financeiras:

Consultor de investimentos

O consultor de investimentos é o agente habilitado a aconselhar aqueles que precisam de ajuda para encontrar os melhores investimentos. Pode ser profissional autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e/ou certificado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Planejador Financeiro

Já o planejador financeiro CFP é certificado pelo IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação dos Profissionais Financeiros). Os planejadores financeiros são profissionais capacitados para assessorar o público na organização da sua vida financeira como um todo, incluindo seguros, planejamento fiscal e planejamento sucessório.

É muito comum o profissional de finanças possuir mais de uma certificação. Isto ajuda a ampliar seu universo de atuação e para o cliente é muito importante tratar suas questões financeiras com um especialista com visão mais abrangente.

Tanto consultores como planejadores financeiros podem estar ligados à uma instituição ou trabalhar de forma independente.

Remuneração

Não existe nenhuma regulamentação que trate da remuneração destes profissionais. Assim, os que trabalham de forma independente são livres para acordar com os clientes, podendo cobrar uma taxa fixa, sobre o patrimônio, sobre o resultado alcançado, ou uma combinação delas. Já os que são ligados a uma instituição, recebem diretamente da mesma, podendo ser uma parte fixa e outra variável.

Ainda tratando da remuneração, é importante observar o alinhamento de interesses na hora de selecionar um profissional. Um profissional trabalha alinhado com o interesse de seus clientes quando a sua remuneração não varia de acordo com os produtos que indica.

Quando a remuneração depende do produto sugerido, o consultor tende a indicar aqueles produtos que o remuneram melhor e não necessariamente os que são mais adequados para o cliente.

Muita atenção: o ideal é conhecer previamente a forma como o consultor ou o planejador é remunerado.

Como encontrar um consultor ou um planejador

No Brasil, não existe uma plataforma unificada para procurar por consultores financeiros como nos Estados Unidos. Assim, encontrar um bom profissional para ajudar você não é uma tarefa das mais fáceis.

No site da IBCPF há uma lista com todos os profissionais com certificado CFP (planejador financeiro). No site da CVM também é possível encontrar os profissionais autorizados a recomendar investimentos. Os consultores com certificação Anbima geralmente estão vinculados com alguma instituição financeira. Verifique se o seu gerente é um profissional certificado.

Se você está em busca de um consultor financeiro, posso ajudar. Envie uma mensagem para mim através do canal “Fale com a Sandra” com suas dúvidas que podemos juntos encontrar a melhor solução para você.

Foto Shutterstock: Young couple at the financial planning consultation

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários