Consumidor Consciente: educação financeira e realização de sonhosDesde que o Dinheirama nasceu, tivemos a oportunidade de conhecer de perto diversas iniciativas que fazem da educação financeira uma forma de inclusão social e de propiciar a realização de sonhos de forma planejada e consciente.

Temos um imenso orgulho de fazer parte do projeto Consumidor Consciente da MasterCard, onde atuamos como consultores e principalmente entusiastas da causa que já se tornou um case de enorme sucesso dentro de sua área. Se você ainda não conhece, vale visitar www.consumidorconsciente.org para mais detalhes.

Esse ano o site foi totalmente reformulado, apostando em um ambiente muito mais amigável e com uma plataforma de estudos totalmente gratuita e de fácil entendimento. Nossa proposta nessa nova fase é aproximar cada vez mais o consumo consciente dos mais jovens, por isso optamos por uma linguagem ainda mais descontraída e lúdica.

Durante os anos de desenvolvimento do projeto, tivemos a oportunidade de trabalhar também com comunidades carentes. O trabalho realizado em Paraisópolis, por exemplo, foi fantástico e ficamos extremamente gratificados com o retorno alcançado. Constatamos que a educação financeira pode ser aplicada com sucesso independentemente de faixa de renda, desde que venha acompanhada de planejamento e força de vontade.

Poucas semanas atrás estivemos na Universidade Anhanguera da cidade de Osasco realizando uma palestra para uma turma de estudantes e professores. Conseguimos, em poucas horas, mostrar que educação financeira é mais do que elaborar controles e planilhas.

Acreditamos que educação financeira é um estilo de vida que concilia desejos e vontades com a disciplina de priorizar de acordo com o tempo o que realmente é importante. E temos muita liberdade para atuar com essa visão no projeto www.consumidorconsciente.org todos os dias.

Universidade Financeira

Reforço o convite para que possam conhecer a Universidade Financeira, uma plataforma dinâmica de muito aprendizado. Atualmente são três os cursos online disponíveis gratuitamente para que você possa lidar melhor com as próprias decisões financeiras e de consumo.

Curso 1: Como fazer compras de maneira inteligente

Você já comprou algo por impulso e depois se deu conta que não precisava daquilo ou que não cabia no seu orçamento? Este curso da Universidade Financeira do Consumidor Consciente vai te ajudar a detectar essas situações e a ter estratégia para controlá-las. Clique aqui para conhecer, é gratuito.

Curso 2: Prepare um bom orçamento

Você quer fazer uma viagem, comprar um computador, uma casa ou financiar um curso? O primeiro passo para alcançar seu sonho é ter um objetivo efetivo e fazer um bom orçamento. Nesse curso você encontra as ferramentas necessárias para atingir suas metas. Clique aqui para detalhes, é gratuito.

Curso 3: Compras sob controle: como usar o crédito consciente a seu favor

O crédito pode ser uma ferramenta muito útil para planejar compras ou antecipar aquisições que não você não poderia fazer com o dinheiro que tem no momento. Neste curso, você encontrará elementos básicos sobre como usar seu crédito de maneira consciente e a seu favor. Clique aqui para conhecer este curso gratuito.

Aproveite bastante os cursos e utilize o campo de comentários para registrar sugestões. E não deixe de visitar sempre o www.consumidorconsciente.org para mais detalhes sobre educação financeira e consumo consciente. Um grande abraço.

Foto “Accounting”, Shutterstock.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários