Home Finanças Pessoais Consumidor Consciente – Educação Financeira em Paraisópolis

Consumidor Consciente – Educação Financeira em Paraisópolis

por Ricardo Pereira
0 comentário

Consumidor Consciente - Educação Financeira em ParaisópolisO Dinheirama foi convidado pela MasterCard WorldWide para, aqui no Brasil, desenvolver  o conteúdo do Blog Mister Finanças, espaço destinado a artigos, podcasts e materiais sobre educacação financeira do Projeto Consumidor Consciente. Esse mesmo projeto está em andamento em países como México, Costa Rica, Porto Rico e República Dominicana.

O principal objetivo é levar, de forma simples e direta, conteúdo de Educação Financeira, finanças pessoais, economia, empreendedorismo e investimentos – da mesma forma que já realizamos aqui no Dinheirama. Julgamos muito importante fazer a menção ao projeto por aqui, justamente para comemorar a importância do tema e o interesse das empresas em ações deste tipo. Ficamos muito contentes com os resultados até aqui obtidos.

O Projeto Consumidor Consciente está sempre se reinventando e alguns passos já o levaram também para fora da Internet. Conseguimos, em ação conjunta com a Associação de Moradores da Comunidade de Paraisópolis, fechar uma parceria para desenvolver cursos e oficinas de educação financeira para a comunidade.

Com essa iniciativa, felizmente poderemos discutir práticas e atitudes que podem modificar para melhor a vida de muitas pessoas que dificilmente teriam acesso a esse assunto por interesse próprio ou em sua formação. A receptividade tem sido excelente e a experiência está sendo maravilhosa e muito enriquecedora.

O curso foi montado em nove aulas quinzenais, entre agosto e dezembro desse ano, sempre às sextas feiras, às 16 horas. O curso é aberto à todos da comunidade, não precisando de prévia inscrição. Veja abaixo o cronograma de aulas, que teve inicio em agosto:

  • Aula 01 – 28/08 – Apresentação do projeto
  • Aula 02 – 11/09 – Planejamento financeiro: metas, objetivos e valores
  • Aula 03 – 25/09 – Debate e dinâmica “para onde vai seu dinheiro?”
  • Aula 04 – 09/10 – A importância dos pequenos valores e o orçamento eficiente
  • Aula 05 – 23/10 – Debate sobre orçamento criado pelos participantes
  • Aula 06 – 06/11 – Lidando e negociando dívidas e compras do dia a dia
  • Aula 07 – 20/11 – Uso consciente das formas de crédito disponíveis
  • Aula 08 – 04/12 – Possibilidade de aumentar a renda e poupar
  • Aula 09 – 18/12 – Encerramento, debate sobre as mudanças e o tabu de falar de dinheiro

Ação social para o Dia das Crianças
No próximo sábado, dia 10 de outubro, a comunidade de Paraisópolis realizará uma festa para as crianças que vivem abaixo da linha de pobreza. Para isso, está solicitando a ajuda de pessoas e empresas na arrecadação de brinquedos.

Para que haja uma padronização dos brinquedos, as meninas ganharão uma boneca e os meninos, um carrinho. Quem preferir, pode contribuir com o valor em dinheiro. A comunidade pede a doação de R$ 20,00 para a compra dos dois brinquedos. Para maiores informações, entre em contato direto comigo via e-mail: ricardo@dinheirama.com

“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo” – Warren Buffett

——
Ricardo Pereira
é educador financeiro e palestrante, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.

Quem é Ricardo Pereira?
▪ Leia todos os artigos escritos por Ricardo

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.