Consumidor Consciente - Educação Financeira em ParaisópolisO Dinheirama foi convidado pela MasterCard WorldWide para, aqui no Brasil, desenvolver  o conteúdo do Blog Mister Finanças, espaço destinado a artigos, podcasts e materiais sobre educacação financeira do Projeto Consumidor Consciente. Esse mesmo projeto está em andamento em países como México, Costa Rica, Porto Rico e República Dominicana.

O principal objetivo é levar, de forma simples e direta, conteúdo de Educação Financeira, finanças pessoais, economia, empreendedorismo e investimentos – da mesma forma que já realizamos aqui no Dinheirama. Julgamos muito importante fazer a menção ao projeto por aqui, justamente para comemorar a importância do tema e o interesse das empresas em ações deste tipo. Ficamos muito contentes com os resultados até aqui obtidos.

O Projeto Consumidor Consciente está sempre se reinventando e alguns passos já o levaram também para fora da Internet. Conseguimos, em ação conjunta com a Associação de Moradores da Comunidade de Paraisópolis, fechar uma parceria para desenvolver cursos e oficinas de educação financeira para a comunidade.

Com essa iniciativa, felizmente poderemos discutir práticas e atitudes que podem modificar para melhor a vida de muitas pessoas que dificilmente teriam acesso a esse assunto por interesse próprio ou em sua formação. A receptividade tem sido excelente e a experiência está sendo maravilhosa e muito enriquecedora.

O curso foi montado em nove aulas quinzenais, entre agosto e dezembro desse ano, sempre às sextas feiras, às 16 horas. O curso é aberto à todos da comunidade, não precisando de prévia inscrição. Veja abaixo o cronograma de aulas, que teve inicio em agosto:

  • Aula 01 – 28/08 – Apresentação do projeto
  • Aula 02 – 11/09 – Planejamento financeiro: metas, objetivos e valores
  • Aula 03 – 25/09 – Debate e dinâmica “para onde vai seu dinheiro?”
  • Aula 04 – 09/10 – A importância dos pequenos valores e o orçamento eficiente
  • Aula 05 – 23/10 – Debate sobre orçamento criado pelos participantes
  • Aula 06 – 06/11 – Lidando e negociando dívidas e compras do dia a dia
  • Aula 07 – 20/11 – Uso consciente das formas de crédito disponíveis
  • Aula 08 – 04/12 – Possibilidade de aumentar a renda e poupar
  • Aula 09 – 18/12 – Encerramento, debate sobre as mudanças e o tabu de falar de dinheiro

Ação social para o Dia das Crianças
No próximo sábado, dia 10 de outubro, a comunidade de Paraisópolis realizará uma festa para as crianças que vivem abaixo da linha de pobreza. Para isso, está solicitando a ajuda de pessoas e empresas na arrecadação de brinquedos.

Para que haja uma padronização dos brinquedos, as meninas ganharão uma boneca e os meninos, um carrinho. Quem preferir, pode contribuir com o valor em dinheiro. A comunidade pede a doação de R$ 20,00 para a compra dos dois brinquedos. Para maiores informações, entre em contato direto comigo via e-mail: [email protected]

“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo” – Warren Buffett

——
Ricardo Pereira
é educador financeiro e palestrante, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.

Quem é Ricardo Pereira?
Leia todos os artigos escritos por Ricardo

Crédito da foto para stock.xchng.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários